Tenha uma vida simples
Calma. Viver uma vida simples não significa desistir de todo o conforto e das coisas que você gosta. Significa não gastar todo o seu dinheiro com coisas que não fazem uma grande diferença na sua vida. Por exemplo, você adora jantar em restaurantes caros de vez em quando, mas não liga muito para roupas. Por que, então, comprar roupas todo mês? Você realmente precisa? Não vale mais a pena esperar pelas liquidações? Você pode continuar gastanto um pouco mais com comida (às vezes) e gastar um pouco menos no shopping. As pessoas que conseguem economizar costumam saber cortar gastos em áreas que não são essenciais para seu bem-estar. Pare e pense sobre as coisas com as quais você mais se importa.
Aceite dinheiro “de graça”
Há empresas que oferecem planos de previdência privada ou outros incentivos para investimentos mais vantajosos que a média do mercado. O funcionário precisa aceitar um desconto no salário, o que pode não parecer muito bom à primeira vista. Mas se o investimento oferecido pela empresa fizer sentido a longo prazo, vale a pena receber um pouco menos ao final de cada mês para ganhar um “prêmio” ao final de alguns anos.
Planeje-se
Se a palavra “orçamento” faz você ter vontade de sair da sala, não é oúnico. A maioria das pessoas acha que ter um orçamento (e cumpri-lo) diminui a diversão. Mas ele também pode ser um caminho para a liberdade. Isso porque se você sabe em que está gastando, é mais fácil pagar as contas em dia, cortar despesas supérfluas e economizar. E economizando, é mais fácil realizar alguns sonhos. Além disso, ter controle sobre as contas evita aquela ansiedade de não saber se o dinheiro vai dar no fim do mês.
Entenda como seu cérebro percebe o tempo
Guardar dinheiro requer encontrar um jeito de bloquear o desejo pelo consumo imediato. Para fazer isso, você precisa entender como seu cérebro funciona. Por exemplo, como ele tenta te convencer de que o agora é mais importante do que uma meta que está em um horizonte temporal muito distante. As pessoas que conseguem economizar mais costumam acionar o lado mais racional e pensar friamente nos números antes de tomar qualquer decisão. Saber como você reage a certas situações vai aumentar seu poder de decisão, fazendo com que você supere seu impulso imediato e faça escolhas mais sensatas – financeiramente, pelo menos.
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]