Segundo o IBGE, nosúltimos 12 meses, de março de 2014 a março de 2015, a inflação atingiu 8,13%, sendo a energia um dos principais fatores que levaram a este aumento, tendo havido um aumento de 60,64% neste referido período. E todos nós estamos sabendo e sentindo isto concorda? Só em março de 2015 houve um aumento médio de 22,08%.
Ainda de acordo com informações do IBGE, neste início de 2015 outros gastos com habitação também se elevaram, tais como, condomínio (0,99%), mão-de-obra para pequenos reparos (0,92%), gás de botijão (0,91%), artigos de limpeza (0,81%) e aluguel residencial (0,64%)
Buscando economizar dinheiro, conheça as 5 dicas de como reduzir seus gastos domésticos no tocante às despesas com habitação:
Dica 1
Instale um aparelho chamado “redutor de água”, o qual evita entrar ar na tubulação de água que vem da rua, reduzindo consideravelmente sua conta de água. Também verificar vazamentos em encanamentos e não deixar torneiras e chuveiros muito tempo abertos levam à economia em sua conta de água, é praxe.
Dica 2
Sabia que aquecedores de ambiente, ferros de passar e chuveiros elétricos em residências de padrão médio chegam a responder por cerca de 25% do consumo mensal de energia elétrica? Então a Dica 2 é: Chuveiros elétricos – Para se consumir menos energia desligue o chuveiro durante o ensaboamento e encurte o tempo de duração dos banhos. Sempre que possível, utilize o chuveiro com a chave na posição “verão”.
Dica 3
Ferros de passar – acumule uma boa quantidade de peças e ligue o ferro elétrico umaúnica vez. Também é uma atitude inteligente separar as peças por tipo de tecido – os mais delicados dos mais pesados – e aproveitar o período em que o ferro está esquentando ou esfriando para passar as peças que precisam de menos calor para serem passadas.
Dica 4
Troque as lâmpadas comuns pelas de LED, pois estas são muito mais eficientes e produzem a mesma quantidade de luz (ou lúmem, para ser mais correto) utilizando bem menos energia. Além disso, a geração de calor durante esse processo é praticamente nula, o que ajuda na economia energética.
Dica 5
Caso precise de fazer pequenos reparos, a ordem é pesquisar para economizar, pois, segundo informação do CDL, a diferença de preço de alguns produtos básicos para construção está bem significativa, e quem não pesquisa pode chegar a pagar o dobro.
Aproveite estas dicas para começar a economizar em sua residência e use sua criatividade para reduzir seus gastos domésticos! é uma questão de atitude! Mãos à obra!
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]