A recomendação de inclusão no cardápio atinge um grupo de pessoas bem amplo. “é indicada para a composição de uma dieta equilibrada, rica em fibras, proteínas e gorduras saudáveis”, conta a nutróloga Isolda Prado, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). E a porção diária para uma alimentação saudável e balanceada é de uma colher (sopa) (30 g). O nutricionista clínico Fábio Bicalho, membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF), aconselha que acrescentemos essa porção em refeições secundárias, antes do almoço, do jantar, ou em lanches. Confira a seguir seis motivos para ter sempre a semente de chia na sua despensa.
Controla a glicemia
“A semente confere fibras, o que diminui a liberação de insulina e ainda evita o aumento de gordura abdominal”, diz o nutricionista Bicalho. Um artigo publicado pela Harvard Health Publications cita pesquisas preliminares que indicam que a semente de chia pode ajudar pessoas com diabetes por meio do controle do açúcar no sangue. A mesma publicação fala de um estudo disponível no Diabetes Care, o jornal da Associação Americana de Diabetes, que mostrou que uma variante da chia, conhecida por salba, ajudou os participantes do estudo no controle do açúcar no sangue. A pressão arterial,entre eles, também foi equilibrada.
Fornece mais fibras ao seu corpo
A nutróloga Isolda Prado, da ABRAN, conta que este é umótimo benefício, já que as fibras aumentam a sensação de saciedade, auxiliando no emagrecimento. “Além disso, por conter o nutriente em abundância, quando hidratada, ela se expande no estômago, o que diminui a absorção de colesterol e triglicerídeos”, explica a médica. Estima-se que uma colher (sopa) da semente de chia confira um terço do consumo recomendado de fibra por dia.
Fortalece a massaóssea
Há evidências científicas mostram que uma porção de semente de chia oferece cerca de 18% da quantidade recomendada de cálcio por dia, o que ajuda na manutenção da estruturaóssea e dos dentes. Isso também é lembrado pela nutróloga, que afirma que o consumo da semente fortifica a massaóssea por conter magnésio e reforçar poupança de cálcio para o osso.
Alivia a atividade inflamatória
Este é um dos benefícios doômega-3, além da diminuição dos triglicerídeos no organismo. O nutricionista Bicalho pontua que a semente de chia é rica nessa substância. Isso faz com que os ácidos graxos da família das gorduras poli-insaturadas (consideradas boas) diminuam a atividade inflamatória no organismo todo, é o que afirma a nutróloga Isolda.
Previne cãibras
“Isso acontece porque a chia é rica em potássio. Esse nutriente auxilia na contração muscular, melhorando-a, diminuindo a incidência desse doloroso quadro”, conta Isolda. E quer saber uma curiosidade? A semente contém duas vezes mais potássio que a banana!
é rica em nutrientes essenciais
Todos os nutrientes encontrados na porção recomendada ao dia (30 g) favorecem uma alimentação saudável e equilibrada. Como se sabe, a fibra é reconhecida por sua propriedade de diminuir a absorção de colestrol ruim (LDL) e triglicerídeos. Além disso, tem a questão das taxas de açúcar no sangue que são reduzidas pelo mesmo motivo. Sem contar que a semente é também rica em ferro, fósforo, magnésio e ainda auxilia na diminuição de inflamações como a celulite assim como as células adiposas. Para quem deseja manter o peso sob controle, esta é uma opção saudável.
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]