Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
07/08/2015

A frugalidade é libertadora

Vamos aos fatos: a farra do consumo desenfreado, que vimos nessesúltimos anos, acabou. E há motivos para acreditar que acabou por um bom tempo. As perspectivas que temos pela frente não são das mais animadoras e apostar em uma recessão de longo prazo não é algo tão disparatado.

Nessesúltimos anos, o brasileiro “descobriu” o crédito, porém, não descobriu ainda como usá-lo direito… Educação financeira é um tema que soa como algo sobrenatural para a maioria das pessoas e o que pudemos observar, nessesúltimos anos, é que o brasileiro típico é um consumidor (ainda) imaturo, deslumbrado e que compra qualquer porcaria sem sequer saber o preço. Tudo o que interessa é se “a parcela cabe no orçamento”…

Hoje, o brasileiro está endividado (as pesquisas da Confederação Nacional do Comércio mostram, consistentemente ao longo dosúltimos anos, que entre 60 e 65% das famílias brasileiras têm dívidas) e, para piorar a situação, o desemprego volta para assombrar as pessoas. O tal “pleno emprego” gerou uma falsa sensação de segurança e foi um fator que encorajou o aumento do endividamento nessesúltimos anos, mas parece que o gás acabou.

O que vemos agora são pessoas que se tornaram escravas do crédito e das tranqueiras que adquiriram a prazo. O endividamento deixou de ser uma ferramenta para virar um estilo de vida. Me lembra muito aquela frase do personagem Tyler Durden (do “Clube da Luta”), que diz que “as coisas que você possui acabam te possuindo”.

Aúnica forma de se libertar dessa escravidão é reaprendendo a consumir e a usar o dinheiro. Precisamos evoluir da “era do consumo” para a “era da frugalidade”, para o nosso próprio bem, de nossos bolsos e de nosso planeta.

Para isso, é preciso entender que “vida frugal” não é sinônimo de vida de privações. é perfeitamente possível manter uma alta qualidade de vida sendo frugal – basta sabermos o que é realmente importante para nós e priorizar corretamente.

Grande parte daquilo que as pessoas consomem não são, na verdade, desejos ou necessidades delas. São desejos e necessidades criados externamente e “enfiados” nas cabeças das pessoas (seja através de publicidade, pressão social ou ambas as coisas), que acabam acreditando que precisam dirigir o carro “X” ou viajar para o lugar “Y” para serem socialmente aceitas. Ou então acreditam que marcas e “griffes” fazem parte de suas identidades pessoais.

Meu entendimento de “frugalidade” é um estilo de vida em que se abre mão de tudo aquilo que não é importante para nós, mas investe-se pesadamente naquilo que é importante e traz qualidade de vida. Por exemplo: comer fora toda semana é realmente importante para você? Se for algo que te traga prazer real, vá em frente! Gaste dinheiro naquilo que é importante para você.

Mas se você identificar que isso não é uma coisa sua, e sim algo que “enfiaram em sua cabeça” (uma crença do tipo “pessoas bem sucedidas frequentam restaurantes da moda toda semana”), então livre-se imediatamente disso, pois é algo estranho à sua natureza. Você está vivendo conforme regras e conceitos de outras pessoas.

Nunca se esqueça de que o real objetivo da educação financeira (e do conceito de “frugalidade” como um todo) não é criar pessoas mesquinhas, que vivem mal e que lutam para ser as pessoas “mais ricas do cemitério”. O objetivo é trazer prazer, felicidade e tranquilidade no momento presente, no “aqui e agora” (e sem descuidar do futuro). Mas, para isso, é preciso saber o que é realmente importante e do que se deve abrir mão.

Seja frugal e liberte-se.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido