Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
06/01/2020

Educação financeira: como economizar aos 20 anos?

Se os jovens de 20 anos tivessem consciência da importância de poupar dinheiro, seriam adultos mais financeiramente estáveis. Porém, o site de serviços financeiros GO Banking Rates apontou que 44% dos jovens de 18 a 24 anos não têm dinheiro em poupanças ou outras aplicações. Boa parte deles nunca abriu uma poupança. O site da Revista Veja trouxe nove dicas de como poupar dinheiro aos 20 anos para ter uma vida futura mais tranquila:

1) Não gastar mais do que ganha
Parece simples, mas é muito importante que o jovem tenha um entendimento do seu padrão de vida. é preciso ter uma noção clara do valor que recebe e saber viver com o que ganha.

2) Identificar gastos
é crucial fazer o diagnóstico de seus gastos. O jovem precisa saber em que gasta, quais os costumes de compra e como pode melhorá-los. Ele tem que saber para onde está indo o seu dinheiro.

3) Traçar objetivos e planejar
Estabelecer alguns sonhos e colocá-los como prioridade vai fazer com que o seu dinheiro seja usado de maneira consciente. Escolher pelo menos três sonhos como carro, viagem, faculdade ou até mesmo um curso e definir se vai realizá-los no curto, no médio e no longo prazo é crucial. Começar a orçar o que vai gastar naquele ano ou naquele mês. Fazendo isso, fica mais fácil de colocar os objetivos em prática.

4) Tomar cuidado com o crédito fácil
é necessário tomar muito cuidado com a facilidade oferecida pelos cartões de crédito. Tem que ter o entendimento de como essas ferramentas de crédito funcionam para usá-las.

5) Colaborar em casa
A educadora financeira conta que se o jovem começar a ajudar a bancar as despesas de casa, isso vai fazer com que ele tenha noção dos preços das contas e o entendimento de como funciona o gerenciamento familiar. “Nem que seja com a menor quantia, como uma conta a pagar, por exemplo.”

6) 13º salário
O 13º salário não deve ser pensado como um dinheiro a ser gasto. é a chance de aproveitar o benefício para potencializar a concretização de um objetivo estabelecido.

7) Manter o padrão
Em caso de um aumento salarial no emprego, o jovem profissional deve tentar viver com o que ganhava antes do reajuste, de modo a tentar alcançar os objetivos traçados. Se o seu salário era de 1.000 reais e passou para 1.500 reais, o ideal seria guardar essa diferença e aplicar em algum sonho.

8) Pensar na aposentadoria
Quanto antes começar a reservar uma quantia pensando na aposentadoria, melhor. Por ser jovem, tem prazo a seu favor. é interessante ver o quanto se consegue reservar e tentar aumentar esse valor ao longo do tempo para não precisar contar com aposentadoria do governo no futuro.

9) Consumir conscientemente
Comprar por impulso não costuma ser uma boa ideia. Pelo menos não para o seu bolso. é preciso pensar em tudo o que vai comprar, se perguntar se vale a pena, averiguar qual o benefício daquela aquisição, se é momentâneo. Evitar o desperdício de alimentos também é muito importante.

Fonte: Cidade Verde

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido