Pode até ser que você precise de ajuda para algumas coisas quando estiver mais velho, mas isso não quer dizer que você não possa continuar a ser dono de si mesmo. Por isso, separamos 4 dicas para você se preparar para uma velhice mais independente e tranquila. E um conselho importante: o quanto antes começar, melhor!
Cuide mais da saúde – Vá se acostumando a uma rotina mais saudável: exercícios diários, alimentação balanceada e visitas mais constantes aos consultórios médicos. Estar em dia com os cuidados da sua saúde, no fim das contas, dá menos trabalho do que lidar com problemas que podem ser causados pela falta de cuidado com seu corpo.
Guarde dinheiro – Com a aposentadoria, você não só terá mais tempo para se divertir e viajar, mas também precisará direcionar somas consideráveis de dinheiro com cuidados médicos e outras necessidades. Faça as contas de quanto precisará quando parar de trabalhar. Assim você pode estabelecer metas mensais de quanto precisa guardar a partir de agora.
Adapte a casa – é importante tomar certas medidas e fazer adaptações no lar para que o ambiente fique mais seguro e confortável quando seu corpo não estiver mais cem por cento. Exemplos: barras de apoio ao longo dos cômodos, piso antiderrapante, móveis fixos ao chão ou à parede e espaços livres para circulação.
Acerte detalhes com familiares e amigos – Pense em situações mais difíceis e estabeleça como gostaria que elas fossem conduzidas. Essa parte pode ser um pouco desconfortável, mas é fundamental. Afinal, uma hora ou outra pode ser que alguém precise tomar decisões por você, então é melhor que essa pessoa saiba como agir a seu favor, certo?
Fonte: Abril
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]