Viajar, foi a primeira coisa que Amar quis fazer após se aposentar. Já em fevereiro de 2009, logo após sair da ativa, ela viajou com uma amiga para a Patagônia (Argentina), onde passou uma semana. Além de algumas viagens pelo Brasil, a aposentada também reuniu as amigas em um passeio de 20 dias pela Europa em 2012. “Viajamos mais de cinco mil quilômetros apenas por terra, passando pela Espanha, Suíça, França e Itália. Foi uma aventura, vivemos grandes emoções.” E o próximo destino já está definido, deve ser para Israel, Cairo e Egito, em 2014.
Antes de parar de trabalhar, Amar fez dois cursos preparatórios para a aposentadoria, o que considera fundamental para o planejamento da vida com tanto tempo livre. “Nos primeiros seis meses parecia que estava aproveitando um grande período de férias. Logo em seguida, tive um período difícil onde estive envolvida com cuidados à familiares e enfrentei a perda de dois irmãos em três meses. Sempre encontrei forças em minha fé em Deus, e posso afirmar que sou movida por ela”.
Natural de Passo Fundo/RS, Amar se mudou para a capital catarinense em 1977, para terminar o Ensino Médio, onde mora até hoje. A vida profissional começou como secretária na Eletrosul, enquanto ela fazia a faculdade de ciências contábeis. Depois, passou para a área de contratos, e, nosúltimos quatro anos antes de se aposentar, atuou na área sócio-ambiental.
A importância da Previdência Complementar
“Desde que comecei a trabalhar já iniciei meu planejamento financeiro, pois queria ter essa tranquilidade que tenho agora para desfrutar da aposentadoria. Hoje tenho certeza que fiz a coisa certa, vejo que a previdência complementar faz toda a diferença”.
Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]