A doação de sangue salva vidas, não prejudica seu organismo e ainda traz benefícios psicológicos para o doador. E melhor do que doar uma vez é tornar-se um doador frequente. Isso porque os estoques dos bancos de sangue precisam estar constantemente abastecidos para atender tanto quem estiver em situação de emergência quanto quem tiver necessidade de bolsas de sangue de tempos em tempos. A falta de bolsas de sangue pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos fundamentais como a quimioterapia.
Quem pode e quem não pode doar sangue – Pode doar sangue quem tiver entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam do consentimento formal de seu responsável, e entre os mais velhos a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos), pesar no mínimo 50 kg, estiver alimentado (não tendo consumido alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação e tendo almoçado duas horas antes) e descansado (que tenha dormido pelo menos 6 horas nasúltimas 24 horas).
Confira mais informações no site do HEMOSC.
A doação de sangue é 100% voluntária e não causa prejuízos ao seu organismo. Que tal saber mais sobre o assunto e se tornar um doador frequente hoje mesmo?
Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas – Após a coleta, o conteúdo da bolsa é fracionado em componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma) que são examinados para que haja a certeza de que não existe a presença de nenhuma doença neles. Se há reação sorológica, a unidade é descartada. Caso contrário, os componentes são liberados e podem ser usados em até quatro pessoas, ou seja, podem salvar até quatro vidas.
Não há risco de contrair doenças na doação de sangue – Todo o material utilizado durante a doação de sangue é esterilizado e descartável. Assim, não há nenhum risco de contrair uma doença durante o processo.
Seu organismo repõe rapidamente o sangue doado – Uma pessoa adulta, seja do sexo masculino ou feminino, possui em média cinco litros de sangue, e em uma doação são coletados no máximo 450ml, ou seja, menos de 10% de todo o sangue. Este volume é reposto em 24 horas pelo organismo.
Ajudar outras pessoas faz bem para você também – Tanto quem recebe quanto quem doa sangue é beneficiado. A solidariedade é uma troca: psicologicamente, a sensação de fazer o bem aos outros afeta positivamente o autor da ação.
Fonte: Minha Vida
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]