Zita encontrou o seu amor num encontro promovido pela empresa e compartilha com ele a paixão por viagens e viver bem a vida
Viagens, canto, consultoria e dedicação à família fazem os dias de Zita Locks serem cheios de atividade. Aposentada há sete anos, ela começou a trabalhar na Eletrosul como auxiliar contábil em 1977, passando pela Gerasul e concluindo sua trajetória na Tractebel Energia. Natural de Tubarão/SC, Zita cursou Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e sempre atuou na área da contabilidade durante seu tempo na Tractebel.
“Nosúltimos anos de trabalho, ajudei a implantar e coordenei o sistema Mastersaf na Tractebel e demais empresas do grupo. E como tenho um gosto pela minha profissão, gosto de navegar e conhecer as minúcias do programa da Receita Federal para a declaração do Imposto de Renda. Assim, acabo prestando este serviço para pessoas próximas. Afinal eu não me sinto aposentada, na verdade deixei de exercer uma atividade. Em função disto, hoje me permito dormir quando o sono vem e acordar quando ele se vai”, diz.
Além de gostar muito do que fazia, os anos na Tractebel reservaram outra alegria para a vida de Zita. Foi em uma festa promovida pela Patrocinadora, para comemorar o aniversário de 40 anos da Usina de Charqueadas, em 2002, que ela conheceu seu marido, Auri Loch, que na época já era aposentado também pela Tractebel. “O Auri estava prestando serviço na Usina Hidrelétrica de Salto Santiago quando o convidaram para ir à festa, vieram excursões de várias unidades, incluindo o meu grupo, da sede em Florianópolis/SC. Durante o almoço ouvi alguém chamá-lo de ‘solteirão’ e não perdi tempo em convidá-lo para dançar a noite no jantar dançante. E estamos dançando até hoje”, conta.
Juntos desde que se conheceram, os dois são companheiros de viagens, alegrias e aventuras. “Desde que me aposentei, em 2008, já fizemos sete cruzeiros, passando por 20 países e 43 cidades, já atravessamos o Oceano Atlântico indo para a Europa três vezes e também realizamos a travessia do Canal do Panamá, indo para os EUA. Aposentado também cansa, então tiramos férias pelo menos uma vez por ano. Visitamos também cidades brasileiras, indo com frequência para Capivari de Baixo e Tubarão/SC, onde moram minha mãe e 6 dos 9 irmãos que tenho”, explica.
Com a união do casal em 2004, a família de Zita aumentou, além da filha Sendi, ela também tem três enteados, Adriana, Ivandro e Juliana. Ela também tem dois netos, por parte dos enteados, e mais um que chegará em dezembro, da filha Sendi.
Além das viagens, a aposentada também canta nos corais Geravida Encanto, da Tractebel, e na Associação Coral ítalo-Brasileira, desde 2002. Os grupos se apresentam principalmente em ações filantrópicas.
Outra atividade que existe na vida de Zita há mais de 30 anos é o trabalho de Consultora da Natura no qual resolveu continuar atuando após a aposentadoria. Hoje, ela é consultora presencial e digital (franqueada), contando com um espaço exclusivo no site da Natura.
Junto com outras aposentadas da Tractebel, Zita criou o grupo “As Energéticas”, em 2014. “Nos encontramos uma vez por mês, além de divertido, é um momento em que revivemos os dias de trabalho e também fazemos planos para o futuro”, comenta.
A importância da Previdência Complementar
“A previdência complementar é muitíssimo importante. Seria difícil sobreviver só com o benefício do INSS, se não fosse a PREVIG com certeza teria que continuar buscando outras fontes de renda ou sobreviver de outro modo.”
Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]