Por Onde Anda – Artigo publicado no Informativo PREVIG 64, em 2016
Lucas Leonida não achou que se adaptaria à vida de aposentado, mas hoje acredita que ter saído da ativa e poder aproveitar a previdência complementar foi a melhor coisa que lhe aconteceu.
O Participante assistido Lucas Leonida não achou que se adaptaria à vida de aposentado, mas hoje acredita que ter saído da ativa e poder aproveitar a liberdade da aposentadoria ainda jovem foi a melhor coisa que podia ter acontecido em sua vida. O aposentado ingressou no Complexo Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo/SC, em 1978, como operador de cinzas. Depois, assumiu o cargo de mecânico de manutenção, onde atuou até se aposentar, em 1999.
“Participei do programa de preparação para aposentadoria, mas, mesmo assim, confesso que demorei alguns meses para me acostumar com a nova fase e ver o lado positivo da situação. Hoje, penso que foi a melhor coisa que me aconteceu, pois ao ter me aposentado jovem tive muito mais tempo para aproveitar a vida. Continuei fazendo alguns serviços e hoje sou promotor de vendas, então faço meus horários e consigo aproveitar bem meus dias”, explica.
Morador de Tubarão/SC, Lucas tem quatro filhos, Carina, Priscila, Rafael e Alexsandro, de seu primeiro casamento. Mesmo com a aposentadoria, ele não se afastou dos colegas, com quem mantém contato até hoje, através da Associação dos Aposentados e Pensionistas pela PREVIG (AAPRE). “Participo de todos os encontros de aposentados e também das festividades da associação, inclusive as que acontecem em Florianópolis/SC”, diz.
Além dos encontros com os colegas, o aposentado também gosta muito de frequentar jantares dançantes com a esposa, Janete da Rosa. “Gostamos muito de passear e aproveito o máximo que posso a vida, cuidando da saúde, conseguimos viver muito bem a aposentadoria. éótimo estar aposentado”, conta.
A importância da Previdência Complementar
“A previdência complementar é uma excelente escolha que a pessoa faz. Tenho amigos que na época não fizeram e hoje se arrependem. Ela ajuda muito, desta forma conseguimos manter o padrão e viver bem. A pessoa que hoje está na ativa e não optou por participar da previdência complementar está perdendo tempo.”
Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.
Fonte: Informativo PREVIG
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]