Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
09/12/2018

Gastou demais na viagem de férias? Veja como colocar as contas em dia

Nas férias muitas pessoas se deixaram levar pela euforia gastando mais do que podiam naquela tão sonhada viagem. Um descuido com o cartão de crédito, principalmente nas viagens internacionais, pode causar um grande desequilíbrio financeiro e dor de cabeça na volta para casa. Quem não fez um planejamento financeiro agora se pergunta: como vou pagar as dívidas dessa viagem?

Isso é reflexo da falta de educação financeira da população como um todo, que, ao invés de se planejar e prevenir esse tipo de situação, tem que remediar, correndo atrás do prejuízo. Então, como fazer essa reorganização?
“é preciso mudar o comportamento em relação ao uso e administração do dinheiro. O primeiro passo é encarar o problema, saber o tamanho da dívida contraída nessa viagem e só então poderá saber como quitá-la”, afirma o educador financeiro Reinaldo Domingos. Segundo o especialista, o diagnóstico financeiro é fundamental para detectar o que pode ser cortado dos gastos mensais e o que é de necessidade básica. Veja abaixo algumas orientações práticas do educador.

Faça um diagnóstico financeiro – Conforme dito acima, essa é a primeira medida a ser tomada. Para poder se organizar financeiramente, é preciso conhecer o tamanho do problema. Para isso, coloque na ponta do lápis todas as dívidas, considerando as de necessidade básica (água, gás, energia elétrica, aluguel), como prioridade. Com esse diagnóstico em mãos fica mais fácil saber onde é possível diminuir para que assim sobre dinheiro para quitar essa dívida.

Analise a dívida – Antes de entrar em desespero, é preciso avaliar qual é o peso que essa dívida tem no ganho mensal. Portanto, assim que recebê-lo, veja o quanto irá sobrar no fim do mês antes de sair pagando sem pensar. Se você fez o diagnóstico financeiro, irá conseguir ter essa noção melhor, sabendo o valor que terá que arcar mensalmente sem trocar uma dívida por outra.

Saiba negociar – Renegociar uma dívida pode ser uma saída para fazer com que ela fique menos pesada no bolso, mas é preciso ter condições para arcar com essa negociação. Apenas negocie uma dívida quando sabe que há condições para tal, ou seja, que irá ter o valor disponível mensalmente para pagar. Caso contrário, o que parecia uma solução pode agravar o problema.

Controle a impulsividade – Para não agravar a situação, compre somente o necessário. Antes de realizar qualquer compra, se faça algumas perguntas como “Eu realmente preciso desse produto?”, “O que ele vai trazer de benefício para a minha vida?”, “Estou comprando por necessidade real ou movido por outro sentimento, como carência, baixa autoestima ou influência de terceiros?” . Ao fazer isso, você evita contrair novas dívidas por conta de uma compra por impulso.

Fonte: DSOP

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido