Todos nós temos sonhos que desejamos pôr em prática, inclusive vários deles em conjunto com nossos parceiros e filhos. Oúnico problema é que a rotina e a correria atropelam tudo, e com isso passam-se os dias, as semanas, anos.
Que tal fazer diferente? Segue um passo-a-passo para começar a traçar metas financeiras para sua família.
Liste suas necessidades e suas vontades
Esse exercício pode ser feito separadamente para depois conversarem sobre as respostas, ou em conjunto. Em um caderno, anote todas as suas vontades e necessidades, discriminando se são de curto, médio, e longo prazo.
Precifique sua lista
Aprofundando o exercício, faça uma estimativa do custo de cada item listado e determine o valor que a família precisará economizar mensalmente para conseguir atingir esses objetivos. Nesse primeiro momento não se preocupe com juros de investimentos e inflação. Faça uma estimativa simples, somente para ter um norte.
Entenda o seu orçamento e implemente o valor mensal a ser poupado
Analise seu orçamento familiar e inclua nele o valor das metas escolhidas. O valor mensal a economizar é muito alto? A dica aqui é priorizar para as metas mais importantes e/ou talvez alongar o prazo, por exemplo, viajar em 3 anos ao invés de 2.
Reavalie periodicamente suas metas
Revisar suas metas pelo menos anualmente é tão importante quanto traçar suas metas pela primeira vez. Celebre o que já conseguiu, revise as metas em curso e adicione outros itens de sua lista. Com dedicação e esforço, é possível sim materializar sonhos!
Fonte: Finanças Pessoais
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]