Nesse momento estamos vivenciando um aumento de volatilidade nos mercados. A equipe de investimentos da PREVIG vem atuando na gestão do patrimônio dos participantes de forma a minimizar os efeitos sobre os rendimentos, apesar dos diferentes fatores do cenário nacional e internacional que impactaram nos resultados. Dentre os fatores que podemos destacar no cenário internacional temos:
No cenário doméstico também podemos citar alguns fatores:
Todos esses fatores pressionaram os ativos de risco, principalmente no Brasil, tanto na Bolsa de Valores, quanto na curva de juros e na moeda, impactando a rentabilidade dos segmentos de Multimercado, Renda Fixa e Renda Variável.
O impacto no segmento de renda fixa tem sido elevado nas últimas semanas, principalmente por conta do risco fiscal brasileiro. Títulos pré-fixados de longo prazo e indexados à inflação vem sofrendo bastante em função da marcação a mercado. A carteira de renda fixa da PREVIG carrega, atualmente, em torno de 30% de seu patrimônio em títulos indexados à inflação, que foram impactados pelos motivos destacados. Aproveitando nossa posição de liquidez, adicionamos, pontualmente, proteção contra uma possível inflação futura, que entendemos que trará bons resultados para a carteira no médio/longo prazo.
Os participantes da PREVIG devem conhecer as características da sua modalidade e entender os riscos gerados pelas oscilações de mercado. Quando falamos de formar uma reserva financeira para o pós-carreira, é vital ter uma visão de longo prazo.
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]