A tecnologia não é um bicho-papão
Com a nova era digital a tecnologia tem sido cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, sendo a cada dia mais comum nos relacionarmos por meio de aplicativos e outros meios digitais.
Sabe-se que esse mundo em transição pode ser um pouco mais difícil para pessoas que não tiveram tanto contato com essas tecnologias em uma fase mais jovem, contudo, é importante frisar que o uso da internet e de canais digitais não é um bicho-papão.
Hoje em dia, a internet está presente na rotina da maioria das pessoas em todos os lugares do mundo e os que não se adaptam aos recursos digitais acabam tendo mais dificuldade no acesso às informações e outras facilidades.
A inclusão digital tem proporcionado uma série de benefícios para os idosos, como por exemplo:
• Acesso a informações diversas;
• Melhorar a qualidade de vida;
• Contribuir para a inclusão social;
• Possibilitar um maior contato com a família;
• Ver os filhos, netos e amigos com mais frequência;
• Manter a mente ativa com cursos online e inclusive jogos online;
• E também oferece praticidade em operações e controles financeiros.
Conforme pesquisa realizada em 2021 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, nos últimos anos, houve forte avanço no número de idosos com acesso à internet: o percentual de pessoas com mais de 60 anos no Brasil navegando na rede mundial de computadores cresceu de 68%, em 2018, para 97%, em 2021.
Com isso, considera-se que a inclusão digital pode ser responsável por uma melhora na qualidade de vida, uma vez que promove socialização, autonomia, comunicação com familiares e amigos distantes, além de aceler o recebimento de comunicações e informações.
Por isso, é importante estimularmos o desenvolvimento e a inclusão digital por meio de computadores, redes sociais e smartphones.
Cuidados que devem ser tomados
É claro que com o avanço no uso desses canais digitais, é de extrema importância tomar alguns cuidados, afinal, também se nota um aumento nas fraudes e golpes à aposentados no Brasil.
Então, compartilhamos aqui algumas dicas valiosas para se expor o mínimo possível e usar a tecnologia a seu favor:
• Instale softwares de segurança nos computadores e smartphones. Ajude-o a criar uma senha forte para os serviços e como memorizá-la. Pode ser necessário anotar em um caderno que fique guardado em casa;
• Evitar compartilhar dados que podem causar problemas pessoais e financeiros na web (número da conta corrente, senhas de serviços on-line, etc.);
• Links suspeitos: evite clicar em links com promessas de prêmios ou notícias que levem para fora do app/site;
• Contatos desconhecidos: redobre sua atenção com perfis anônimos. Eles podem ser bots (aplicação de software que simula um humano) que inserem vírus em sua conta;
• Senhas fracas e/ou repetidas: use códigos diferentes e guarde sua senha em lugar seguro. Geralmente, as pessoas usam a mesma senha simples para vários sites e ficam mais sujeitas a riscos caso ela seja descoberta;
• Informações pessoais: evite divulgar endereço, telefone, nome completo e outros dados que exponham sua vida off-line. Não são raros os casos de invasões de residência e sequestros devido à exposição de informações privadas.
A PREVIG e o acesso por meios digitais
Aqui na PREVIG utilizamos o e-mail dos participantes como forma principal de comunicação. Além do e-mail, temos nosso site, onde é possível ter acesso a informações sobre os planos, governança, empréstimo, notícias e novidades.
Para acessar as informações pessoais e de interesse individual, temos a “Área do Participante”, que é uma área restrita e online segura e de fácil acesso.
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]