Como se prevenir para algo que não se espera?
Sabe-se que nem tudo sai como planejado e infelizmente esses imprevistos podem acontecer em relação a nossa saúde ou em relação a saúde de alguém que amamos.
Por isso, é importante começar a refletir sobre como se preparar para situações de imprevistos, principalmente quando falamos da nossa saúde.
O que fazer para se preparar para momentos como esse?
1.Cuidar da saúde física e mental
A realização de exames preventivos e checkups anuais é importante para que possamos diagnosticar qualquer tipo de problema de forma ágil. Além disso, sabe-se que fazer exercícios e ter momentos de lazer ajuda muito em relação a saúde do nosso corpo físico e para nossa mente também.
Fique atento aos sinais e preste atenção no seu corpo.
2. Planejamento
Se você ainda não faz nenhum tipo de planejamento financeiro, esta é a hora de começar. É importante saber quanto ganha e quanto gasta, para ter uma noção do próprio custo de vida. Existem muitas maneiras de realizar esse planejamento e você pode até começar pela clássica planilha.
Separamos uma lista aqui para te ajudar a lembrar de itens mais comuns:
3. Orçamento mensal
Agora que já mapeou os seus gastos, crie o seu orçamento mensal e registre todo o dinheiro de entrada e saída, indicando a data e valores de cada item dos seus gastos. Assim, você conseguirá visualizar, controlar e organizar melhor até mesmo os seus pagamentos.
4. Reserva financeira
Planejamento feito e dados mapeados. Este é o momento de estabelecer a sua reserva financeira para quando os imprevistos surgirem, isso te permitirá lidar com eles de maneira muito mais tranquila.
O ideal é conseguir juntar um valor que seja suficiente para cobrir as despesas por mais ou menos seis meses.
Respeite seus limites e comece com a quantia que for possível. Com as despesas organizadas, é mais fácil estipular um valor mensal para reserva.
Aproveitamos para deixar aqui alguns vídeos onde você pode ter mais dicas de como começar ou como aumentar a sua reserva para imprevistos financeiros:
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]