A medida faz parte da reforma da Previdência Social que estabelece uma mudança anual na pontuação
A reforma da Previdência Social, realizada em 2019, prevê ajustes na regra de pontuação anualmente. Então, fique atento se for planejar se aposentar em 2023 para fazer seu pedido no tempo certo. A mudança para o próximo ano é que homens deverão ter pelo menos cem pontos; já mulheres precisarão acumular ao menos 90.
O cálculo é feito considerando um ponto a cada ano de idade e a cada ano de contribuição. Na prática, por exemplo, uma segurada de 60 anos e 30 anos de contribuição tem 90 pontos. Se ela pretende se aposentar em 2023, já possui a pontuação mínima. A reforma estabelece ainda que a pontuação mínima suba uma unidade a cada ano até 2028, quando o requisito será de 105 pontos para homens, e que continue subindo para as mulheres, até chegar aos 100 pontos em 2033.
Essa mudança faz parte da regra de pontuação da reforma, mas você pode se enquadrar em alguma das outras regras de transição – pedágio de 50%, pedágio de 100%, idade mínima progressiva ou aposentadoria por idade. As medidas foram criadas com o intuito de diminuir os prejuízos às pessoas que já acumulavam contribuições antes da nova lei.
Mas é preciso se atentar para fazer o cálculo corretamente. Uma dica é utilizar o aplicativo Meu INSS, que disponibiliza um simulador que ajuda nesse cálculo. Porém, também recomendamos fazer um planejamento previdenciário individual para verificar qual a regra que você se encaixa.
A reforma forçou uma mudança na mentalidade da população em relação ao planejamento financeiro para o futuro. Levando em consideração que, conforme a OMS – Organização Mundial da Saúde, a expectativa de vida do brasileiro é de 76,6 anos, e a expectativa de vida saudável, de 65,4 anos, as pessoas têm tido mais preocupação em planejar a velhice e juntar dinheiro para isso e a Previdência Privada tem sido uma alternativa bastante buscada. Por isso, você não precisa depender apenas da Previdência Social para garantir sua renda no momento da aposentadoria. Planos de previdência são ótimas formas de garantir um complemento de renda. Essa modalidade de investimento tem sido cada vez mais procurada por brasileiros que visam proteger-se financeiramente e não passar perrengue no momento em que pararem de trabalhar. Então, já sabe, pensar no futuro levando em conta a longevidade é fundamental.
E aí, gostou do conteúdo de hoje? Comente abaixo e compartilhe o que você pensa sobre o assunto e divulgue para seus colegas!
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]