Você resolveu morar sozinho, começa aquele misto de sentimentos a alegria por estar adquirindo independência e o medo por dar esse passo. Provavelmente, você já pensa nisso a um bom tempo, mas agora é real, vai acontecer! É um passo importante, dá aquela sensação de vida de adulto, mas como tudo na vida requer planejamento, primordialmente o financeiro. Vamos elencar algumas coisas que você precisa pensar antes de ir morar sozinho:
Planejamento – Primeiro, quais os custos que vai ter com essa nova moradia? Para onde você vai? Quais são as possibilidades? Enfrentamos alguns dilemas, às vezes o salário não é o suficiente e você tem que pensar em outras possibilidades como dividir um apartamento com outras pessoas para dividir as despesas da moradia.
Renda – O principal ponto a ser levado em consideração é o valor da sua renda mensal e se você já tem algum custo fixo com esse salário (mensalidade de faculdade, despesas com tratamento médico, terapia etc.), pois precisa pensar que você vai ter os custos da moradia e continuará tendo seus custos fixos pessoais.
Analisar os cenários – Então, é importante colocar essas duas contas na balança e a partir disso analisando o cenário. Com o que tenho para onde consigo me mudar? Qual bairro? Casa ou apartamento? Local grande ou pequeno? Novamente, são muitos questionamentos, mas são essenciais para você se organizar.
Os custos – Faça uma pesquisa sobre o valor da luz, internet, água, condomínio se for caso, gastos com comida, porque essas serão suas contas fixas quando for morar sozinho. Também importante pensar na mobília da casa se você tiver que mobiliar essa casa do zero, quais são os móveis e eletros essenciais que você terá que adquirir? Neste caso também faça uma pesquisa para ter uma noção de quanto será esse investimento. Existe a opção de alugar um apartamento ou casa já mobiliada, ou até se procura comprar uma casa que já venha com a mobília. Importante entender os custos de ter uma casa seja comprada ou alugada nessas condições.
Pontuar todas essas questões pode parecer desencorajador, mas pensar em ir morar sozinha, mas não pensa no grau de investimento, pode fazer você passar por alguns perrengues. Então, você tem que visualizar em quanto tempo pretende se mudar e comece a comprar coisas, ou se não se encaixa no seu orçamento pensar na possibilidade de dividir com alguém, ou procurar um lugar mais barato. Hoje em dia com o auxílio da internet é possível fazer essa pesquisa de custo de maneira mais simples. Se planeje, vá firme nessa nova etapa da sua vida e tudo dará certo.
Esse conteúdo te ajudou? Comente e sempre vamos trazer dicas e novidade aqui.
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]