O último lote de restituição do Imposto de Renda está programado para hoje, dia 29 de setembro, mas a grande questão é: como aproveitar essa restituição da melhor forma?
A restituição do IR é um alívio financeiro para muitos brasileiros. Ela representa a devolução de parte do imposto pago a mais durante o ano fiscal e pode variar de acordo com a renda e as deduções realizadas na declaração.
Por isso, neste artigo, mostraremos algumas opções inteligentes para você investir esse dinheiro e fortalecer as suas finanças pessoais, incluindo o seu plano de previdência na PREVIG.
Se você possui dívidas de alto custo, como cartão de crédito ou empréstimos com juros elevados, utilizar a restituição para quitá-las pode ser uma decisão financeiramente sensata. Isso reduzirá a pressão das dívidas e economizará dinheiro em juros.
Se ainda não tem um valor emergencial guardado, considerar a criação ou reforço dessa reserva é uma escolha prudente. Ele pode fornecer segurança financeira em situações imprevistas, como despesas médicas ou perda de emprego, por exemplo.
Investir em educação é sempre um bom uso do dinheiro. Considere a possibilidade de usar a sua restituição para pagar cursos, treinamentos ou programas que possam melhorar as suas habilidades e perspectivas de carreira.
Considere alocar parte da sua restituição em investimentos financeiros, como o seu plano de previdência na PREVIG. Fazer um aporte extra aumenta o seu patrimônio em longo prazo e proporciona uma renda complementar ainda melhor na aposentadoria.
Se esse for o seu objetivo, veja as vantagens que estão te esperando:
As suas contribuições no PrevFlex podem gerar benefícios fiscais, reduzindo o valor do Imposto de Renda em até 12% no modelo completo de declaração.
O PrevFlex oferece 7 perfis de investimento para atender às suas metas e disposição a risco.
Aqui, 100% da rentabilidade do plano é revertida para você. Logo, quanto maior o saldo acumulado, maior será o retorno de uma rentabilidade positiva.
A restituição do Imposto de Renda pode ser uma oportunidade valiosa para melhorar a sua situação financeira e, ao adotar uma abordagem consciente e estratégica, você pode utilizar esse dinheiro de forma inteligente.
Lembre-se de que as decisões financeiras devem ser tomadas com base em seus objetivos pessoais e situação atual – e buscar orientação de um profissional financeiro pode ser uma escolha sábia em alguns casos. Conte com o nosso time de especialistas para te ajudar nessa jornada e colocar energia no seu futuro!
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]