Com a chegada do inverno, as temperaturas caem e a necessidade de cuidados especiais com a saúde aumenta. O frio pode ser um desafio, mas com algumas precauções simples e práticas, é possível aproveitar essa estação de forma saudável e confortável.
A importância de manter-se aquecido
Manter-se aquecido durante o inverno é fundamental para evitar doenças como gripes, resfriados e complicações respiratórias. Para pessoas mais velhas, a sensibilidade ao frio é maior, tornando indispensável o uso de roupas adequadas e a criação de um ambiente aconchegante.
Vestir-se em camadas é uma técnica eficaz para manter o calor corporal. Cada camada serve como um isolante que retém o calor próximo ao corpo. Comece com uma camada base de tecidos sintéticos ou lã merino, que ajudam a afastar a umidade da pele. A segunda camada deve ser de isolamento, como um suéter de lã ou fleece, e a camada externa deve ser à prova de vento e água.
Mantenha também a casa bem aquecida, especialmente os ambientes onde você passa a maior parte do tempo. Utilize aquecedores elétricos ou à gás com segurança e lembre-se de vedar portas e janelas para evitar a entrada de ar frio. Durante a noite, utilize cobertores térmicos e mantas para garantir um sono tranquilo e aquecido.
Alimentação Adequada
Uma dieta balanceada é crucial para manter a saúde durante o inverno. Isso porque como estamos mais expostos a doenças respiratórias devido as baixas temperaturas, a alimentação fortalece o Sistema Imunológico.
Frutas cítricas como laranja, limão e acerola são ricas em vitamina C, vegetais de folhas verdes escuras, como espinafre e couve, são fontes de vitaminas A e K. Sopas e caldos são os grandes preferidinhos do momento e além de serem reconfortantes, são uma excelente maneira de consumir uma grande variedade de vegetais e proteínas. Caldos caseiros feitos com ossos são ricos em colágeno e outros nutrientes ajudam a manter as articulações saudáveis.
Grãos integrais como aveia, quinoa e arroz integral não podem deixar de existir nesta dieta sazonal, pois fornecem energia de liberação lenta, mantendo você ativo durante o dia.
E não podemos esquecer de beber bastante água, mesmo que a sensação de sede diminua no frio. Chás de ervas são uma ótima alternativa para se manter hidratado e aquecido.
O desafio de fazer Exercícios Físicos no frio
Manter-se ativo é fundamental para a saúde física e mental. Durante o inverno, atividades ao ar livre podem ser menos atraentes, mas há muitas opções para se exercitar, inclusive em casa.
Alongamentos e Yoga ajudam a manter a flexibilidade e a prevenir dores musculares, além de promover o fortalecimento muscular e técnicas de respiração, proporcionando benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.
Caminhar, subir e descer escadas, ou seguir vídeos de exercícios de baixo impacto são ótimas maneiras de manter a circulação ativa dentro de casa também.
A pandemia foi um período que provou a funcionalidade de práticas dentro de casa, no entanto exercitar-se ao ar livre também pode ser muito benéfico para estar em contato com a natureza, respirar ar puro. O segredo é preparar-se para encarar a temperatura do dia.
Cuidados com a pele e Hidratação
O ar frio e seco do inverno pode causar ressecamento na pele, exigindo cuidados específicos para mantê-la saudável.
O uso de cremes hidratantes é altamente recomendado para evitar a pele seca e rachada. Mesmo no inverno, a pele está exposta aos raios UV, então não se esqueça de aplicar protetor solar diariamente, especialmente no rosto e nas mãos.
Evite banhos muito quentes, pois eles podem remover a camada protetora natural da pele. Prefira água morna e hidrate a pele logo após o banho para manter a umidade.
Atividades para curtir com a família, principalmente com os netos
Não existe tempo certo para ver a família. Qualquer estação é uma ótima oportunidade para passar tempo de qualidade com aquele que amamos, realizando atividades divertidas de acordo com o momento.
O inverno pode ser uma estação maravilhosa quando estamos preparados para lidar com suas particularidades. Cuide-se bem e desfrute de um inverno aconchegante e saudável!
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]