SÃO PAULO – Os planos de previdência complementar empresariais estão recebendo mais visibilidade mundial, de acordo com o líder global da Mercer, Bruce Rugby. Um motivo para isso é a forte globalização, que faz com que as empresas necessitem se tornar competitivas e atraentes aos melhores profissionais do mercado.
“Os planos de previdência estão sendo usados para atrair e reter talentos”, disse Rugby, reforçando também o cenário mundial de falta de profissionais qualificados para ocupar as vagas de emprego abertas pelas empresas. “Faltam engenheiros em todo o mundo”, exemplificou.
Rugby falou durante o Seminário Mercer de Previdência, evento que reuniu profissionais da área para discussão sobre tendências.
Necessidade da previdência
De acordo com ele, no passado, um funcionário esperava ficar a vida toda em uma empresa. Hoje, porém, ele passa por diversas experiências, o que torna mais difícil o planejamento da aposentadoria, tanto para os mais jovens quanto para as pessoas de mais idade.
Mesmo assim, faz-se necessário o planejamento da aposentadoria, já que não dá para contar com a previdência social. “Existem, hoje, três vezes mais aposentados do que trabalhadores ativos, em alguns países do mundo”, afirmou.
“Se pensarmos na previdência social, teremos menos contribuintes, mas pagando o triplo, para conseguir arcar com o financiamento da aposentadoria. Além disso, estamos tendo menos filhos. Aumenta a expectativa de vida e diminui a força de trabalho”, completou.
Sobre a esperança de vida, ele deu o exemplo do Japão, onde uma menina que nasce hoje tem expectativa de viver 95 anos. “Pense que implicações isso terá quanto ao tempo de carreira e de aposentada. As pessoas estão vivendo mais e precisam ter uma grande quantia, administrada bem”. E é esse o diferencial que a empresa oferece para reter os talentos.
Oferta
Pesquisa realizada pelo Hay Group, com 113 empresas, mostrou que 93% delas oferecem planos de previdência privada para os funcionários do topo da pirâmide hierárquica.
Como funcionário, o profissional pode se beneficiar do relacionamento com a empresa para o planejamento da aposentadoria. Isso acontece quando a própria empresa negocia um plano de previdência para os empregados. Elas acabam por reduzir a taxa de administração – cobrada pelos bancos -, devido à grande demanda de planos que serão abertos, e podem até zerar a taxa de carregamento – incidente em casa depósito.
Por: Flávia Furlan Nunes
16/05/08 – 14h02
InfoMoney
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]