Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
07/01/2010

Bom senso e planejamento para curtir as férias

Férias escolares são sempre períodos muito felizes. Se não são, deveriam ser. Crianças por perto durante algum tempo são sempre sinônimo de muita agitação e alegria para as famílias. Como sabemos, as crianças normalmente não gostam de ficar em casa só brincando no quarto ou assistindo filmes e desenhos na TV. Então a saída é buscar uma atividade fora ou, quem sabe, encarar uma viagem se o tempo e a disponibilidade permitirem.

Nessesúltimos dias, reparo em alguns amigos que passam por essa situação e demonstraram preocupação, pois não se programaram para um aumento nas despesas com atividades longe de casa e fora da rotina. O orçamento se manteve o mesmo dos outros meses, sem levar em conta a possibilidade e o desejo de viajar e surgiu a pergunta: o que fazer?

Se você passa por essa mesma situação ou sabe que o futuro próximo lhe reserva algo semelhante, entenda e aceite que não existe “mágica”. O crédito (seja ele o cartão, o dinheiro emprestado ou aquela ajuda da família), ao contrário do que alguns irão dizer, não deve ser sempre a solução. Dívidas postergadas, contas a pagar, juros altos, essa serão as “mágicas” férias? Aúnica saída é se preparar antecipadamente para esse período.

Pesquisar significa valorizar seu dinheiro

Comece bem antes de o momento chegar. Busque opções, pesquise preços de pacotes e destinos, conheça oportunidades e trabalhe no sentido de oferecer à sua família um momento especial onde a imaginação e a criatividade também sejam componentes presentes. Com isso quero dizer que você também pode se divertir sem associar a diversão ao consumo.

Partindo dessa idéia, todo o planejamento fica mais fácil. Outra dica é perguntar ao seu filho justamente o que ele gostaria de fazer. Noto que as crianças valorizam o tempo que passam com os pais. Para muitos, uma tarde no cinema e muita pipoca em um dia qualquer podem se tornar um dia inesquecível. Um momento daqueles que nos marcam pela vida toda e farão toda a diferença no convívio familiar. Quanto custa tudo isso? Quanto vale?

Se você não se planejou para o presente período de férias, cuidado com as extravagâncias em nome da família. Não adianta tentar “comprar” os filhos com brinquedos, viagens e muita diversão e depois se ausentar por conta da massacrante rotina de trabalho. Isso só vai funcionar para você e em sua cabeça. O recado é pesado, mas é o que muita gente faz. Evitar isso é simples: planeje suas metas, suas conquistas e seu relacionamento com a família.

Planejamento para férias inesquecíveis

Aproveite esse tempo para mostrar às crianças que tudo que você compra ou pretende comprar possui um preço e um valor agregado, não importando se é um bem de consumo ou um serviço qualquer. Se não existe planejamento para comprar, explique isso com carinho ao seu filho e faça com que esse período seja de grande aprendizado para os dois. Lembre-se que os filhos aprendem mais com o exemplo, então faça valer o que pretende ensinar.

No final do ano, teremos outro período de férias escolares e trabalho. Ora, se não conseguiu ter as férias dos sonhos agora, trabalhe para não repetir o erro ali na frente. Convide as crianças para opinar, defina até quanto poderão gastar e encontre uma maneira de poupar até lá, usando seu orçamento financeiro como um aliado.Deixe bem claro que alguns sacrifícios deverão ser feitos e que isso faz parte da vida. Aprender a lidar com os “nãos” da vida faz parte da rotina das pessoas bem-sucedidas, não cansamos de repetir. Tudo aquilo que queremos só será conquistado e valorizado através de muita disciplina e força de vontade.

Lembre-se do mais importante: férias são apenas férias

Não deixe para lembrar-se do afeto, do agrado ou da meiguice apenas nas férias. Mês a mês, até período das novas férias, procure ficar perto do seu pimpolho e demonstre que o seu carinho não está condicionado apenas aos momentos em que ele (ou você) está de férias. Mesmo que precise trabalhar e não esteja o tempo todo perto, faça valer o principio da qualidade sobre a quantidade.Mesmo na hora da diversão é importante demonstrar, através do exemplo, do bom senso e do sentimento de união, que ter uma vida financeira equilibrada pode e deve proporcionar momentos de diversão e lazer. Porque diversão é bom demais e nós merecemos. Até a próxima.

Fonte: Blog Dinheirama

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido