Segurado pode fazer o agendamento eletrônico dos serviços sem sair de casa
O segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode agendar dia e hora para ser atendido em uma Agência da Previdência Social com conforto e rapidez, sem sair de casa. O agendamento, que pode ser feito pela Central 135 ou pela internet, facilita a vida do cidadão e a organização do atendimento. Pela Central 135 é possível fazer a inscrição na Previdência Social, obter informações e orientação, agendar atendimento em uma agência para requerer benefícios ou marcar data e hora para a realização de perícia médica, necessária à concessão do auxílio-doença. O usuário também pode agendar os pedidos de prorrogação (PP) e reconsideração (PR) desse benefício por meio do canal remoto.
Outros serviços agendáveis pelo atendimento telefônico são o pedido de emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e os acertos de dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), tais como Atividade, Recolhimento e Vínculos e Remuneração. Se preferir, o usuário também pode fazer o agendamento eletrônico de todos esses serviços no site da Previdência Social na internet. Basta acessar www.previdencia.gov.br e clicar em Agência Eletrônica: Segurado.
Rapidez – A Central 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. De segunda a sexta-feira o segurado liga e é atendido com o mínimo de espera. Para aqueles que buscam um serviço ainda mais ágil, o INSS recomenda ligar aos sábados. Durante todo o dia o atendimento é imediato, sem a necessidade de esperar na linha. Após as 22h e aos domingos, o canal remoto funciona apenas para atendimento eletrônico. A ligação é gratuita, quando feita de um telefone fixo ou público. De aparelho celular é cobrada tarifa local.
Confirmação – Quando o cidadão liga para a Central 135 para fazer um agendamento, o atendente confirma se ele tem as condições necessárias para ter direito ao benefício requerido. O agendamento só é efetivado se ele preencher todos os requisitos. Desta forma, garante-se que somente as pessoas que realmente precisam do serviço sejam encaminhadas às APS.
Este procedimento garante a boa gestão da agenda das agências, permitindo que o usuário tenha um atendimento rápido e eficaz, com o mínimo de espera.
Para poucos serviços – principalmente aqueles que não demandam tempo de resolução -, os segurados podem se dirigir diretamente às Agências da Previdência Social, sem a necessidade de agendar antecipadamente o atendimento. O segurado pode se informar sobre quais serviços têm atendimento imediato ligando para a Central 135.
Fonte: AgPrev
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