Seus filhos podem, desde cedo, ajudar no planejamento financeiro da família. E lembre-se: as crianças copiam nossas atitudes!
A forma mais eficaz de orientar os filhos com relação a gastos, economia e orçamento é dando o exemplo: para ensinar é preciso, em primeiro lugar, agir conforme seus ensinamentos. Feito isso, incentive o uso planejado do dinheiro, mostrando a importância de poupar para compras futuras, a necessidade de optar entre um item e outro quando o dinheiro não for suficiente para os dois, enfim, ensine-os a usarem o dinheiro de forma consciente.
Outra maneira de conscientizar os pequenos é fazer com que participem do orçamento doméstico. Mostrar os gastos mensais e exemplificar o quanto pais devem trabalhar para arcar com esses gastos, ensinando a importância da economia. Lembre-se que, quanto antes seu filho entender a necessidade de planejar e de economizar, menores serão as dificuldades para ele lidar com o dinheiro quando adulto.
Fonte: Blog Finaças Pessoais
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]