A imagem antiga de avós dependentes de filhos e netos, sem ocupação após anos e anos de trabalho e dedicação à família, mudou bastante. Hoje, muitas vezes são eles que, com apoio do que recebem da aposentadoria e do que acumularam ao longo da vida, acabam sustentando filhos e netos. Por isso, é importante atentar à saúde financeira no período chamado de “melhor idade” e pensar um pouco mais em si mesmo.
Lembre-se que essa pode ser considerada a idade da liberdade e, para quem soube se preparar, a idade do poder: do poder de realizar seus sonhos.
Nesta etapa da vida, você não tem a obrigação de acumular recursos para garantir a educação dos filhos, por exemplo. Cumpriu muito bem o seu papel. Sendo assim, depois de tanto trabalho, sua estratégia nas finanças deve ser revista.
O futuro chegou
Se, durante a vida produtiva, de trabalho, o objetivo era poupar e investir para o futuro, hoje a preocupação é outra. O futuro chegou e você merece aproveitá-lo ao máximo.
Assim, na hora de aplicar o dinheiro, a dica é escolher opções conservadoras, como poupança e fundos de renda fixa. A intenção, com isso, é evitar riscos e possibilitar acesso rápido ao dinheiro, caso necessário.
Em relação à renda variável, especialistas em finanças afirmam que a alocação deve ser de 15%, tendendo a zero com o passar do tempo.
Orçamento em dia
Veja, abaixo, algumas dicas para manter a saúde financeira na terceira idade:
Fonte: Blog Finanças Pessoais
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]