Saiba como o conhecimento das possibilidades trazidas pela aposentadoria pode auxiliar a fazer dos obstáculos oportunidades para uma vida ativa, produtiva e equilibrada
Um dia, lá atrás, alguém perguntou: ‘o que você quer ser quando crescer?’ (…) Enfim, qualquer um de nós sonhou em ser artista, poderoso, habilidoso, capaz. E muitos chegamos perto. Outros foram além. Agora a pergunta é outra: o que você quer ser quando envelhecer?”. Esse questionamento foi feito por Ana Fraiman, psicóloga, escritora e consultora empresarial, no livro “Coisas da Idade”, reeditado em 2004. Ainda hoje, muitas pessoas confundem aposentadoria com o fim da vida produtiva, o que não é verdade. Para mudar esse estigma é necessário enxergar as oportunidades trazidas por este período que pode – porque não? – ser o melhor de sua vida.
Para isso é preciso preparar-se para, após décadas de trabalho, voltar para casa. Isso significa retomar o convívio com os familiares, readaptar-se ao ambiente caseiro e, principalmente, encontrar novas atividades. Mostrar para as pessoas que estão prestes a se aposentar as possibilidades pós-carreira é um dos propósitos dos Programas de Preparação para Aposentadoria (PPA). Com esse objetivo a Tractebel Energia realizou de 28 a 30 de julho o 4º Workshop do Programa de Preparação para Aposentadoria em Florianópolis (SC), com participação da PREVIG no primeiro dia do evento. Ministrada por Regina de Souza, Gerente de Seguridade, Celso Ribeiro de Souza, Diretor Superintendente e Danielle Schmidt Foletto Xavier, Gerente de Atendimento e Comunicação da entidade, a palestra da PREVIG procurou orientar os participantes acerca dos procedimentos para aposentadoria, além de apresentar os benefícios com os quais eles contarão daqui para frente e as ferramentas que a entidade disponibiliza para comunicação.
Essa preparação vai muito além dos aspectos financeiros. Outros temas abordados no PPA são saúde, empreendedorismo, desenvolvimento de carreira, maturidade, sexualidade e qualidade de vida, com a participação de psicólogos, consultores e médicos. Segundo Regina de Souza, “é um programa muito importante, demonstra a responsabilidade social que a empresa tem com seus empregados. Depois de anos preparando e qualificando seus colaboradores para trabalhar para a empresa, chega a hora de prepara-los a voltar pra casa.” Muitas pessoas fazem planos detalhados sobre investimentos para manter o padrão atual de vida. Porém, esquecem de fazer planos na área produtiva, emocional e familiar. Além de administrar seu dinheiro, você já parou para pensar em como administrar seu precioso tempo, que, após a aposentadoria, será um dos bens que você mais terá? Saber em quais atividades preenchê-lo será fundamental para ter uma vida mais carregada de propósito e de sentido.
Fazer este planejamento não é tão simples e exige tempo. Medo da depressão, doócio e da perda de identidade são os maiores dilemas de quem está prestes a enfrentar toda uma nova situação de vida. E quando a aposentadoria é motivo de preocupação? Com base em apresentações da consultora empresarial Cecilia Shibuya, podemos apontar situações como: quando não há outros interesses além dos relacionados ao trabalho e o vínculo com a empresa é muito forte; quando representa uma drástica interrupção da atividade produtiva; quando a renda pessoal é insuficiente para a manutenção do nível de vida; quando há desconhecimento de suas habilidades e competências; quando as condições de saúde não permitem usufruir as vantagens da nova vida; quando há desconhecimento das prioridades do cônjuge e do filho.
Se você se encaixa em uma ou mais situações citadas acima, é preciso rever sua postura e perguntar-se se você está realmente preparado para esta nova etapa, que não envolve apenas você, mas todos os que estarão à sua volta daqui para frente. Como está frente a seu projeto de vida? Sua família e amigos estão envolvidos?
Aposentar-se do trabalho atual não é aposentar-se da vida. O tempo de concretizar novos projetos é sempre o agora, nunca o ontem ou o amanhã. Portanto, não deixe para depois seus planos, não espere “quando sobrar tempo”, “quando sobrar dinheiro”, “quando eu estiver melhor”, “quando eu receber aquela resposta”. Crie seu tempo, adapte-se ao seu novo ritmo e prepare-se para conquistar ainda mais. Nunca pare de aprender, sempre haverão coisas novas a serem descobertas, em qualquer fase da vida.
Por todos esses motivos, busque informação e, quando oferecidos por sua empresa, aproveite os programas de preparação para a aposentadoria. “é um momentoúnico, onde a empresa convida o seu colaborador, que dedicou sua vida toda a ela, a pensar em si, e nesta nova etapa que, com certeza, se bem planejada poderá ser a melhor fase de nossas vidas”, ressalta Regina, e nos convida para refletir com a frase de Chico Xavier: “A mudança está em tuas mãos. Reprograme tua meta, busque o bem e viverás melhor. Embora ninguém possa voltar e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.
Participantes ressaltam a importância da preparação
Mesmo já aposentado, o ex-colaborador da Usina Termelétrica Charqueadas (RS), Aranei Cyrillo Guterres fez questão de participar do Workshop, pois, na época de sua aposentadoria, não teve essa oportunidade. E aprovou a experiência. “Quando da chegada de nossa aposentadoria, nossos pensamentos ficam voltados para esta nova etapa de nossas vidas. Dúvidas, certezas e sonhos ficam mais claros em nossos pensamentos. Essas ‘Conversas com Conhecimentos Esclarecedores’ são de grande valia”. Ele ressalta ainda que foi uma oportunidade para conhecer novas pessoas. “Participei do PPA com um grupo pequeno onde conheci pessoas fantásticas e tive um aprendizado de grande valor”.
Edson Batista Munaretti, de Areia Branca (MG), reforça a importância do planejamento e diz que é preciso pensar bastante antes de tomar a decisão de aposentar-se. Já Francisco Masanori Nakagawara, de Florianópolis (SC), nem pensa em ficar parado, pois já desenvolve trabalho voluntário para jovens, crianças e adultos de todas as idades na área esportiva. “Programas desse tipo são muito importantes para esclarecermos dúvidas e pensarmos em novas perspectivas, como por exemplo, em palestras sobre empreendedorismo”, diz. Paulo Roberto Dufloth, de Capivari de Baixo (SC), conta que há um bom tempo se planeja para esta etapa, e que o Workshop é umaótima oportunidade que a empresa proporciona aos colaboradores.
Fonte: Comunicação PREVIG
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]