Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
11/01/2011

Tecnologia a favor das finanças

O Ibope Nielsen Online divulgou no dia 31 de outubro de 2011 que o número de usuários ativos de internet no país em setembro deste ano foi 14% maior, se comparado com setembro de 2010. Isso significa dizer que 46,3 milhões de brasileiros acessaram ativamente a rede no mês. Já a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou que o Brasil atingiu o patamar de 210,5 milhões de assinantes de telefonia celular em março deste ano. Nesse cenário, vale fazer da tecnologia uma aliada na hora de controlar gastos e deixar o orçamento financeiro em dia e bem longe do vermelho, afirmam especialistas.

Organizando os gastos

Alexandre Lignos, consultor da IGF (Intelect Gerenciamento Financeiro), compara o controle das finanças realizado em blocos ou agendas aos que são realizados através de aplicativos, sejam eles para as plataformas Android, Apple ou RIM (Research In Motion), estaúltima da Blackberry.

“Existem diversos aplicativos no mercado, muitos deles gratuitos, que ajudam a controlar os gastos diariamente e de maneira muito prática. Basta estar com o celular no bolso, para que a pessoa, de qualquer lugar, a qualquer hora, faça lançamentos, pagamentos e investimentos. A tecnologia no bolso ajuda a gerenciar melhor as finanças. Em caderninhos é muito comum esquecermos, por exemplo, os pequenos gastos”, afirma Lignos.

A dica do especialista é dedicar um tempo para conhecer o software instalado no celular ou no computador e fazer dele um aliado na organização do orçamento.

Adesão e disciplina

Conrado Navarro, educador financeiro e fundador do www.dinheirama.com, afirma que a tecnologia oferece uma realidade ao cidadão que, muitas vezes, antes de ser usada a favor das finanças, passava despercebida.

“Tenho muitos relatos de pessoas que não usavam jamais aplicativos, internet bankingou planilhas eletrônicas. Quando começaram a usar, passaram a ter consciência dos gastos e de como eles são feitos. Muita gente fica espantada. A facilidade em lançar as informações e gerar relatórios de fácil análise ajuda a educar. Recomendo”, afirma Navarro.

O especialista lembra que não basta aderir aos aplicativos – o usuário tem de fazer uso deles constantemente. “Contabilidade mental não funciona. A prática mostra isso. Então, fazer uso da tecnologia ajuda muito, pois facilita o processo de controle”, explica.

Conheça algumas ferramentas

O Pageonce é uma ferramenta considerada simples e facilita muito o controle das contas. Com ela é possível fazer login em contas de internet banking e receber atualizações diretamente do aplicativo. Download no site www.pageonce.com.

O Mint é gratuito e é considerado um clássico. Além de ajudar a monitorar as contas e fazer balanço mensal, o programa oferece avisos quando o usuário vai estourar o orçamento. é só clicar e organizar as finanças www.mint.com.

O Easymoney se diferencia dos demais aplicativos por possuir um lembrete de contas que avisa a data de vencimento de boletos. Além disso, monta gráficos que ajudam a analisar os gastos e também alerta quando o bolso está em risco. é pago, mas vale o investimento. Pode ser baixado no site, clicando aqui.

Com o Finance, além de controlar a conta corrente, é possível monitorar os gastos com o cartão de crédito. O aplicativo ainda ajuda a acompanhar os investimentos. é possível baixar no site, aqui.

Há ainda aplicativos como o Fecha Conta, que ajuda a dividir as contas de bares e restaurantes; o BM&FBovespa, para quem deseja investir ou já conta com ações na bolsa; e o Compre Bem, que indica qual a melhor maneira para o consumidor fazer suas compras.

Fonte: Previ

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido