Organizando os gastos
Alexandre Lignos, consultor da IGF (Intelect Gerenciamento Financeiro), compara o controle das finanças realizado em blocos ou agendas aos que são realizados através de aplicativos, sejam eles para as plataformas Android, Apple ou RIM (Research In Motion), estaúltima da Blackberry.
“Existem diversos aplicativos no mercado, muitos deles gratuitos, que ajudam a controlar os gastos diariamente e de maneira muito prática. Basta estar com o celular no bolso, para que a pessoa, de qualquer lugar, a qualquer hora, faça lançamentos, pagamentos e investimentos. A tecnologia no bolso ajuda a gerenciar melhor as finanças. Em caderninhos é muito comum esquecermos, por exemplo, os pequenos gastos”, afirma Lignos.
A dica do especialista é dedicar um tempo para conhecer o software instalado no celular ou no computador e fazer dele um aliado na organização do orçamento.
Adesão e disciplina
Conrado Navarro, educador financeiro e fundador do www.dinheirama.com, afirma que a tecnologia oferece uma realidade ao cidadão que, muitas vezes, antes de ser usada a favor das finanças, passava despercebida.
“Tenho muitos relatos de pessoas que não usavam jamais aplicativos, internet bankingou planilhas eletrônicas. Quando começaram a usar, passaram a ter consciência dos gastos e de como eles são feitos. Muita gente fica espantada. A facilidade em lançar as informações e gerar relatórios de fácil análise ajuda a educar. Recomendo”, afirma Navarro.
O especialista lembra que não basta aderir aos aplicativos – o usuário tem de fazer uso deles constantemente. “Contabilidade mental não funciona. A prática mostra isso. Então, fazer uso da tecnologia ajuda muito, pois facilita o processo de controle”, explica.
Conheça algumas ferramentas
O Pageonce é uma ferramenta considerada simples e facilita muito o controle das contas. Com ela é possível fazer login em contas de internet banking e receber atualizações diretamente do aplicativo. Download no site www.pageonce.com.
O Mint é gratuito e é considerado um clássico. Além de ajudar a monitorar as contas e fazer balanço mensal, o programa oferece avisos quando o usuário vai estourar o orçamento. é só clicar e organizar as finanças www.mint.com.
O Easymoney se diferencia dos demais aplicativos por possuir um lembrete de contas que avisa a data de vencimento de boletos. Além disso, monta gráficos que ajudam a analisar os gastos e também alerta quando o bolso está em risco. é pago, mas vale o investimento. Pode ser baixado no site, clicando aqui.
Com o Finance, além de controlar a conta corrente, é possível monitorar os gastos com o cartão de crédito. O aplicativo ainda ajuda a acompanhar os investimentos. é possível baixar no site, aqui.
Há ainda aplicativos como o Fecha Conta, que ajuda a dividir as contas de bares e restaurantes; o BM&FBovespa, para quem deseja investir ou já conta com ações na bolsa; e o Compre Bem, que indica qual a melhor maneira para o consumidor fazer suas compras.
Fonte: Previ
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]