A nova modalidade de cobrança – também chamada de tarifa branca – estabelecerá três patamares de tarifação pelo uso de energia elétrica, de acordo com os horários de consumo. Segundo a Aneel, de segunda a sexta-feira, uma tarifa mais barata será empregada na maioria das horas do dia. Já a tarifa mais cara deverá ser cobrada no horário em que o consumo de energia atinge o pico máximo, no início da noite. O terceiro patamar de cobrança será um intermediário entre esses dois horários. Nos finais de semana e feriados, a tarifa mais barata será empregada para todas as horas do dia.
De acordo com a agência, o objetivo da tarifa branca é estimular o consumo em horários nos quais a tarifa é mais barata, diminuindo o valor da fatura no fim do mês e reduzindo também a necessidade de expansão da rede da distribuidora para atendimento do horário de pico. A tarifa branca será opcional. Caso o consumidor não tenha interesse em migrar para a nova modalidade de cobrança, ele terá a opção de utilizar a tarifa convencional, que não faz distinção entre os horários.
A tarifa branca será aplicada à medida que cada distribuidora de energia realizar sua revisão tarifária entre 2012 e 2014. Vale acrescentar que a nova modalidade de cobrança depende também da substituição, pelas distribuidoras, dos medidores eletromecânicos de energia pelos eletrônicos.
Fonte: Economia IG
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]