04/02/2011 Habilidade de comunicação é fator fundamental
Um profissional está procurando emprego. Ele tem umótimo currículo, curso superior, noções de idiomas, uma vasta experiência profissional. Com base nas informações do seu currículo, ele é chamado para uma entrevista. Sua maneira de se vestir está correta e ele tem uma boa aparência
.
Esta não parece uma cena perfeita de chance de 100% de contratação?
Pois, acredite, se na hora de expor seus conhecimentos e falar sobre si mesmo ele não se desenvolver bem, todas as chances de obter sucesso e ser contratado vão por água abaixo
E tudo isso tem um nome: Comunicação.
Todo ser humano se comunica, mas é muito comum encontrar pessoas que não conseguem interagir umas com as outras. Algumas dicas podem mostrar que a pessoa está bem preparada, pois ela vende bem, fala com propriedade, fala com naturalidade, fala diante de um público sem medo e tem desenvoltura. “Boca seca, taquicardia e mãos frias são sintomas comuns na hora de falar em público, até mesmo para o mais experiente palestrante. A dica do sucesso é saber lidar com estes sintomas, e não querer acabar com eles”, afirma Reinaldo Passadori, diretor-presidente do Instituto Reinaldo Passadori e professor de Comunicação Verbal há mais de 20 anos.
A comunicação é uma das principais competências necessárias a todo ser humano, principalmente no mundo em que vivemos, numa época de constantes mudanças em que as empresas estão dando cada vez mais valor a isso. “é uma competência fundamental para o profissional moderno que quer se dar bem no mercado de trabalho”, afirma Reinaldo.
Cada vez mais, as pessoas estão tomando consciência disso e buscando aperfeiçoar suas habilidades de comunicação. Os objetivos podem ser vários: obter uma interlocução mais positiva, melhorar as relações interpessoais, melhorar o processo de liderança ou aprimorar o contato com o público.
E não é só privilégio dos tímidos, não. é crescente o número de executivos que buscam cursos e programas de comunicação com o intuito de melhorar a comunicação no dia-a-dia, procurando aprimorar as interações com os diversos públicos e em diferentes situações. Isso sem contar aqueles que buscam perder o medo de falar em público
“Muita gente já se deu conta de que a habilidade de comunicação funciona como uma alavanca para a carreira e vem se firmando como uma competência muito valorizada pelas organizações”, afirma Letterino Santoro, especialista em Expressão Verbal e Escrita.
“Mas apesar disso, muita gente ainda se fixa na fluência em outras línguas e negligenciam o domínio do português. Vale lembrar que erros cometidos em e-mails, entrevistas de emprego e outros contatos podem ferir a imagem e a credibilidade da pessoa, prejudicando a conquista do respeito por parte do ouvinte”, conclui Marisa De Mitri, consultora especializada em Língua Portuguesa.
Mas por que a comunicação é importante? Mais do que importante, ela é uma das mais desejadas competências do profissional atual. é fundamental, independentemente do cargo e do perfil, que o profissional saiba se comunicar e se relacionar bem, em qualquer contexto. Alguns exemplos de situações em que é fundamental falar bem: apresentações em público, motivação de equipes, liderança
reuniões de negócios, contatos com clientes, vendas, entrevistas, negociações, palestras e networking.
E agora a boa notícia: todas as pessoas podem (e devem) se comunicar bem, inclusive os tímidos. “Comunicação é como música – todo mundo pode aprender. é claro que alguns vão apresentar mais dificuldades do que outros, mas isso é esperado. Qualquer pessoa pode desenvolver habilidades de comunicação”, afirma Reinaldo. “E mais uma boa notícia: quem se comunica mais, vende, produz e rende mais!”.
Mas como uma pessoa tímida pode vencer a timidez? Segundo os especialistas, é uma questão de superar limites, sair da chamada “zona de conforto” e se dispor a transpor barreiras. O processo de desenvolvimento da comunicação inclui mudanças interiores. “Todo mundo tem capacidade de se comunicar. Por isso costumo dizer que somos três pessoas em uma: a pessoa que imaginamos que somos, a pessoa que as outras pessoas percebem que somos e quem somos na realidade”.
Se para você, parece difícil mudar, Reinaldo oferece alguns desafios, divididos em cinco dimensões da comunicação:
Dimensão espiritual – Sem conotação religiosa, esta dimensão tem relação com a índole da pessoa, seus valores e suas opções de vida.
Exemplos:
Aceite as pessoas como elas são, com seus defeitos e qualidades, sem preconceito.
Faça uma relação das cinqüenta virtudes que você possui.
Participe de alguma associação de ajuda ao próximo e realize ações filantrópicas.
Descubra e relacione seus dez valores pessoais.
Dimensão emocional
Tem a ver com auto-estima e problemas ou dificuldades de cunho psicológico.
Exemplos:
Reforce sua auto-estima.
Desenvolva e aprimore a arte da empatia.
Esteja bem consigo mesmo o tempo todo.
Vença o medo de falar em público.
Dimensão corporal
Refere-se ao movimento das mãos, braços e dedos, ao semblante, à postura, à elegância, à aparência e ao estilo quando você se comunica.
Exemplos:
Melhore sua postura.
Olhe mais nos olhos das pessoas.
Deixe suas mãos livres para falar em público.
Goste do seu corpo e responsabilize-se por cuidar bem da saúde e da aparência dele.
Dimensão vocal
Variação de volume, velocidade e intensidade da voz.
Exemplos:
Aprimore sua dicção.
Fale com clareza e elegância.
Desenvolva exercícios respiratórios.
Faça exercícios em voz alta para aprimorar a dicção e a teatralização da sua fala.
Dimensão intelectual
Parte racional, organização dos pensamentos e planejamento de comunicação.
Exemplos:
Fale de improviso.
Atualize-se para se sentir seguro e bem informado.
Amplie seus conhecimentos gramaticais.
Leia jornais diariamente e ouça noticiários.