04/02/2011 melhor época para viajar: nossas dicas
– Antes de se decidir a visitar um determinado país, informe-se sobre o clima que estará fazendo quando você desembarcar.
– Temperaturas muito altas, muito baixas, excesso de chuvas ou de ventos ou mesmo risco de eventos meteorológicos de maior gravidade, como tufões ou tempestades, podem literalmente acabar com uma viagem que teria sido perfeita se tivesse sido feita na estação adequada.
– Você pode, por exemplo, estar morrendo de vontade de conhecer o Canadá, só que fazê-lo no inverno deles (de dezembro a março) pode ser literalmente uma fria! Mesmo em Paris ou em Nova York, onde faz menos frio, aúnica coisa que vai querer, depois de caminhar uma hora ao ar livre em pleno inverno, é entrar em uma loja ou restaurante (qualquer lugar que tenha calefação…) ou até voltar para o hotel. Sem contar que diversas atrações fecham nessa época do ano.
– O calor tem o mesmo efeito: Roma, Sevilha ou Marrakech no verão são muito piores do que o Rio de Janeiro, porque no Rio pelo menos tem o mar…
– Tão importante quanto a temperatura é também importante evitar viajar para um país em suas épocas mais chuvosas. Tem graça ir para a índia ou a Tailândia e ficar trancado no hotel em razão das inundações, comuns durante as monções? Anote isso: chuva e viagem não combinam!
– Porém não é só com o clima que você deve se preocupar. No mundo todo, nas épocas de férias e de feriados, os lugares turísticos são sempre mais cheios e normalmente mais caros. Por exemplo, o mês de agosto é horrível em Veneza, não por causa do clima, mas porque está tudo insuportavelmente entupido de gente. Para sermos mais exatos, em quase qualquer lugar do mundo, agosto é um mês em que tudo está lotado, por uma razão muito simples: é a época de férias de verão no hemisfério norte e todo mundo está viajando – americanos, canadenses, europeus, japoneses… Obviamente, os preços disparam. E há filas até para se fotografar a Torre Eiffel. Além das férias, a realização de feiras, congressos ou mega-shows também lota as cidades. Informe-se sempre.