Outras causas
Segundo as consultoras entrevistadas pelo Empregos.com.br a fofoca é inerente ao ser humano, todavia alguns fatores contribuem para o seu aparecimento e fôlego no ambiente empresarial. São eles:
Estilo de gestão centralizada que usa um sistema de comunicação de viaúnica. Ocorre quando a informação desce na pirâmide hierárquica como ordem, não existindo o retorno do receptor (profissional);
Falta de transparência na comunicação. Assim a informação não flui livremente, de forma aberta e honesta;
Maior estímulo à competição e menos à colaboração e reciprocidade, o que gera falta de confiança e desrespeito entre os colaboradores;
Clima ameaçador ou no qual os profissionais não se sentem à vontade;
Profissionais não são envolvidos nas decisões do seu trabalho ou lideranças não conseguem montar uma equipe comprometida;
Profissional inveja a performance do colega de trabalho por não ter a mesma empatia e visibilidade diante da equipe e superiores.
Consequências
Vera Martins, da Assertiva Consultores, afirma que relações interpessoais permeadas por fofocas são marcadas por um clima de incertezas. “Fatalmente contaminará o foco do que é realmente importante para o profissional e para a empresa.”
A fofoca torna ainda o profissional desmotivado e interfere na produtividade de toda a equipe. “O fofoqueiro perde o foco no trabalho e deixa de construir boas redes de contato. Ou seja: prejudica o próprio desenvolvimento profissional”, ressalta Irene Azevedo, da Brazilian Business School.
Imunize-se
Ao ser abordado por um fofoqueiro a orientação é agir com firmeza sem perder a compostura. “Não se envolva. Corte o assunto; diga que a história não lhe diz respeito”, recomenda Irene.
Vera sugere submeter o boato a três peneiras: a peneira da verdade, bondade e necessidade (nessa ordem). Ou seja: se o assunto não for verdadeiro e se vocênão gostaria que dissesse o mesmo a seu respeito não há necessidade de passá-lo adiante. “Evite completamente dar margens a determinados comentários que em nada acrescentam valor ao seu desenvolvimento.”
Se o alvo da fofoca for você, assuma uma postura madura e construtiva, aconselha Vera. “Primeiro o profissional deve avaliar o impacto da fofoca e concluir se vale a pena ou não confrontar o fofoqueiro. Se a sua imagem estiver sendo prejudicada, aja e faça um confronto de forma firme e incisiva. E não se esqueça de apontar as conseqüências, caso tal comportamento perdure.”
Fonte: Rômulo Martins
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