Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
30/04/2011

Como gerenciar as emoções no trabalho

Decisões tomadas com base apenas nas emoções podem prejudicar sua imagem e carreira. Quem afirma é Vera Martins, especialista em medicina comportamental, diretora da Assertiva Consultores e autora de “Seja Assertivo” e “Tenha Calma”, ambos publicados pela editora Campus.

“Especialmente nas empresas em que o ambiente humano se caracteriza por pressão por resultados, competitividade, convivência com diversidade e insegurança torna-se necessário gerenciar as emoções”, diz a especialista.

Como? Segundo Vera, buscando desenvolver as competências estratégicas, técnicas e comportamentais valorizadas pelo mundo corporativo. “Quanto mais desenvolvido, mais seguro fica o profissional, e melhor é seu equilíbrio emocional.”

O equilíbrio das emoções pode ser alcançado ainda nas tarefas do dia a dia, sinaliza Vera. “Quando um indivíduo realiza atividades prazerosas como caminhada, ginástica, diverte-se com os amigos, dedica-se à leitura, faz passeios em lugares agradáveis ou assiste a um filme relaxante já está fortalecendo o organismo contra as pressões do trabalho.”

Segundo a psicóloga Stefania Giannoni, consultora e especialista em liderança, profissionais que possuem bom relacionamento familiar e investem em sua vida pessoal, grosso modo, reagem de forma controlada frente às situações hostis doâmbito corporativo. “Quando estamos bem há um reflexo no nosso comportamento no trabalho. Demonstramos contentamento e harmonia naquilo que estamos desenvolvendo.”

Vera Martins aponta que existem ainda estratégias de fortalecimento psicológico que ajudam o profissional a gerenciar as emoções no trabalho. “Trata-se de técnicas cognitivas, como por exemplo, a ressignificação de crenças e pensamentos disfuncionais e irracionais que conduzem o profissional a emoções negativas e aos comportamentos defensivos, como fuga, agressão ou manipulação.”

Vida pessoal versus profissional – Você já deve ter ouvido que problemas pessoais não devem ser levados para o ambiente profissional, certo? Mas segundo a especialista em medicina comportamental Vera Martins, é impossível separar completamente um campo do outro. No entanto, ela afirma que o profissional deve desenvolver sua inteligência emocional, direcionando os sentimentos para o campo produtivo.

“Utilizando a razão sem reprimir as emoções o profissional toma consciência dos seus sentimentos, entende as razões, ressignifica o pensamento negativo que as gerou, e por fim se pergunta: o que posso fazer para resolver a situação?.”

Ainda segundo Vera, para lidar melhor com as hostilidades do mundo corporativo, é preciso ter paixão pela profissão e enxergar o chefe e os colegas de trabalho como parceiros de time. “Quando surgir emoções negativas seja assertivo e expresse com naturalidade e respeito o que está sentindo, sem acusações e agressividade. Foque no problema, não na pessoa.”

Fonte: Site Empregos

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido