Adorada por muitos mas odiada por outros, a berinjela sempre foi um alimento muito presente na mesa do brasileiro, seja pelo sabor ou pelos benefícios que ela traz à saúde. Além disso, ela contém poucas calorias, é encontrada facilmente na feira ou no mercado o ano todo e pode ajudar a quem deseja eliminar peso.
Muito já se foi falado sobre o consumo do suco de berinjela com laranja como agente redutor do colesterol no sangue, mas ainda não existem estudos que comprovem tal relação. Apesar disso, ela pode ser consumida como parte de uma alimentação saudável. Não como medicamento, mas auxiliando o organismo e prevenindo o aparecimento de doenças.
A berinjela possui pouquíssimas calorias, cerca de 26kcal por 100g, e proporciona uma sensação de saciedade, ideal para quem quer eliminar peso. Entre os nutrientes encontrados, está a vitamina A; as vitaminas do complexo B: B1, B2, B5; vitamina C; cálcio; fósforo; potássio e magnésio. Ela também apresenta carboidratos e proteínas na sua composição.
Mas é preciso ter alguns cuidados na hora de comprar a berinjela: prefira as mais firmes, com a casca bem roxa, brilhante e uniforme. Não compre as berinjelas que apresentarem partes machucadas ou enrugadas, assim como as muito maduras, pois em geral possuem a polpa com sabor amargo e desagradável.
Alguns tipos de berinjela desenvolvem um sabor amargo que pode ser eliminado fazendo o seguinte procedimento: corta-se o vegetal, adiciona-se sal e em seguida deixe descansar por meia hora, antes do cozimento ou outra preparação. Retire o sal, lavando o vegetal.
Atualmente, tem se falado sobre a farinha de berinjela como auxiliar no processo de emagrecimento e ela pode mesmo colaborar para perda de alguns quilinhos, principalmente pela grande quantidade de fibra presente nela, que ajuda a regular o funcionamento do intestino e dar mais saciedade.
Mas ela somente será eficaz quando aliada a uma alimentação saudável, balanceada e a prática regular de atividade física.
Fonte: Cyber Diet
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]