Nós sempre falamos sobre a importância de economizar e de se planejar para o futuro. Mas sabemos que tudo em excesso pode ser prejudicial. E isso se encaixa perfeitamente quando o assunto é dinheiro.
A psicanalista e professora de Psicologia Econômica, Doutora Vera Rita Ferreira, conversou com a nossa equipe sobre pessoas que ficam “viciadas” em economizar.
Por dentro da mente dos que “gastam de menos”
A maior diferença das pessoas que poupam e que não poupam é a importância que dão para a palavra economia. “A pessoa econômica tem um objetivo, além de ter clareza no que faz. Já o “pão-duro” não vê razão em consumir e guarda por guardar”, afirma Doutora Vera.
De acordo com a psicanalista, pessoas com dificuldade em gastar têm preocupação excessiva com o futuro financeiro, por isso agem dessa forma.
“Até certo ponto essa preocupação é realista, porque o futuro é incerto. Mas a partir do momento em que a pessoa não se permite pelo menos alguns momentos de lazer, isso pode se tornar um distúrbio e às vezes é preciso procurar até mesmo um terapeuta”, diz Doutora Vera.
Porque agem assim?
Existem vários motivos que podem levar alguém a deixar de gastar.
– Regra: o costume de conviver com pessoas extretamente econômicas, tendo para si que não gastar com nada é uma obrigação.
– Histórico: pessoas que já tiveram problemas com dinheiro e hoje não querem mais passar por isso.
– Compensação: aqueles que sentem necessidade de compensar os gastos exacerbados dos outros. Por exemplo: a mulher gasta muito (e sem necessidade) com roupas e o homem se vê na obrigação de não gastar nada por conta disso.
– Característica pessoal: quem tem o costume de reter coisas (objetos, dinheiro) sem precisão.
Mudança de atitude
Para dar o primeiro passo rumo a mudança, você pode fazer um planejamento financeiro. Depois disso, é importante olhar para a sua situação e pensar o que traria bem-estar e alegria à você.
Fonte: Meu Bolso em Dia
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]