Chat do dia 14/03 – 14h às 15h
Participante:
Como vocês explicam o rendimento negativo, no mês de fevereiro, para quem está em renda fixa? Não entendi?
PREVIG – Ezequias:
O motivo principal da baixa rentabilidade apurada em fevereiro é que a economia brasileira passa por um período de ajustes macroeconômicos que acabam por influenciar nossa rentabilidade no curto prazo, tendo em vista o descontrole inflacionário e baixo crescimento do PIB, que resultou no aumento da expectativa da taxa de juros.
Esta baixa rentabilidade ocorreu com todos os investimentos em títulos pré fixados e indexados a inflação, ou seja, todos os fundos de pensão ou investidores que possuíam estes ativos foram impactados negativamente.
O preço de um título de renda fixa é calculado com base na taxa de juros praticada no mercado. O valor de resgate é definido na ocasião da compra do título em função da taxa pactuada, e este valor é mantido até o vencimento do título. Quando a taxa de juros sofre alteração o valor do título é ajustado descontando do valor de resgate a nova taxa de juros. Desta forma quando o juro cai o preço do título sobe e quando o juro sobe o preço do título cai.
Participante:
Eu tenho algumas aplicações em renda fixa no Banco do Brasil e nenhuma deu negativo em fevereiro e adianto que o montante é bem menor que o que a PREVIG aplica em renda fixa.
PREVIG – Ezequias:
Não se deve comparar um mês isoladamente. Se o investimento do BB for de curto prazo no longo prazo a rentabilidade será bem menor que a nossa.
Compare a rentabilidade de 2012, 2011 ……
A gestão de curto prazo é diferente da gestão de longo prazo.
Participante:
Só estranhei por que considero que a renda fixa é o investimento mais conservador. Se o mais conservador está dando rendimento negativo, o melhor é retirar dinheiro do banco e guardar em casa para não perder o valor.
PREVIG – Ezequias:
Se a visão é de curto prazo você está correto. Os recursos geridos pela PREVIG buscam melhores retornos no longo prazo.
Chat do dia 14/03 – 14h às 15h
Participante:
Bom dia, nesse novo acesso do site da previg não conseguiremos mais ver extrato de empréstimos????
PREVIG – Danielle:
Neste momento o aplicativo de empréstimos está em desenvolvimento. Isto foi ocasionado por que alteramos o sistema e regulamento de empréstimos. Assim que o aplicativo estiver disponível no site, informaremos todos os Participantes. Se você desejar podemos encaminhar o seu extrato do seu empréstimo por e-mail.
Participante:
Minha pergunta é quanto a defasagem entre a meta atuarial e a rentabilidade do plano BD, que foi menor que a meta. Alguém pode falar sobre isso?
PREVIG – Regina:
O Plano BD tem consistentemente superado a meta atuarial. Esta afirmativa se baseia em ciclos de um ano.
Eventualmente pode ocorrer algum descasamento em período mensal, mas os investimentos são avaliados em períodos de maior prazo. O Plano BD é superavitário.
Participante:
é que li artigos na imprensa sobre o temor de fundos de pensão com a queda dos juros. E a possibilidade até de mudança de meta. Há esse risco?
PREVIG – Ezequias:
é que com a queda de juros os investimentos passam a render menos, e isto é um problema para a maioria dos fundos de pensões com plano BD. Mas não é o caso da PREVIG.
O nosso Plano BD tem uma carteira com títulos que vencem até 2050, com rentabilidade media próxima de 7% ao ano mais inflação.
Chat do dia 26/03 – 16h às 17h
Participante:
Em caso de desligamento a gente recebe a nossa contrbuição e da empresa, correto?
Existe algum prazo ou tempo de serviço na mesma empresa, para que em caso de solicitação de desligamento a gente receber também a parte da empresa?
PREVIG – Regina:
Caso você se desligue da empresa (Plano CD), você terá o direito a resgatar 100% das contribuições vertidas ao plano e a parte da empresa, você receberá conforme descrito no artigo 115 do Regulamento do Plano CD.
Para você receber 100% da parte da empresa, você precisa ser desligado por iniciativa da empresa – é o que prevê o§ 3º do artigo 115 do Regulamento do Plano CD – ou seja: pedindo demissão você resgata 100% do que contribuiu, corrigidos pela rentabilidade dos investimentos da PREVIG + até 80% da parte da empresa, conforme o seu tempo de vinculação ao plano (artigo 115).
Agora se a empresa desligar você por iniciativa dela, ai sim você terá o direito de resgatar tudo o que contribuiu mais o que a empresa contribuiu em seu nome.
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]