Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
08/02/2013

Adoçantes podem prejudicar sua saúde. Conheça os malefícios de cada um

O açúcar está presente na alimentação de grande parte das pessoas. Muitas, preocupadas com a dieta, fazem a substituição por adoçantes, mas eles também podem fazer mal. Quem afirma é a nutricionista Flávia Cyfer, do Nutrindo Ideias Consultoria. “Há restrições a praticamente todos os tipos de adoçantes conhecidos no mercado. Muitos deles eu mesma costumava prescrever aos meus pacientes até bem pouco tempo. Mas a ciência da nutrição é mesmo assim, rapidamente teorias e conceitos caem por terra, tamanha a quantidade de estudos que se fazem na área”, afirma.

Adoçantes que fazem mal

Aspartame
O aspartame é apontado por alguns estudos como cancerígeno e causador de danos ao cérebro. O ácido aspártico se converte em glutamato, substância que excita os neurônios e, em excesso, pode levá-los à morte. “Por já ser conhecido por todos como um vilão, dificilmente as pessoas optam por pingar gotinhas ou esvaziar saquinhos de aspartame no café ou sucos. No entanto, bebem refrigerantes light, diet e zero sem medo algum”, diz.

Sacarina e ciclamato
Outras alternativas seriam a sacarina e o ciclamato, mas a nutricionista diz que eles também são prejudiciais à saúde. “Ociclamato pode potencializar carcinógenos e a sacarina já foi culpada por aumentar risco de câncer de bexiga em alguns estudos. Por isso, vamos desconsiderar essas opções”, afirma a nutricionista.

Sucralose
Já a sucralose, recomendada nos comerciais para grávidas e crianças, também não é uma boa opção, segundo a especialista. “Ela elimina a flora bacteriana boa do nosso intestino, responsável, dentre outras coisas, pela imunidade e absorção de nutrientes adequada. E dentro do nosso organismo forma ácido hipocloroso, um radical livre que em excesso pode acelerar envelhecimento, causar doenças e inclusive prejudicar o emagrecimento”, diz.

Xarope de agave
Opções mais naturais, como o xarope de agave, também deveria ser banido da dieta. A nutricionista explica que ele é constituído praticamente por frutose e, apesar de ter baixo índice glicêmico, fica no nosso organismo muito suscetível a se unir às proteínas e caramelizá-las, gerando substâncias maléficas que danificam osórgãos e destroem o colágeno da nossa pele.

Adoçantes do bem
De acordo com a nutricionista, há algumas opções de adoçantes que são benéficas. Uma delas é a stevia. “Essa não nos causa mal algum, porém muita gente não se adapta ao seu amargo sabor residual característico”, diz. Outra opção é o xilitol, adoçante natural, com 40% menos calorias que o açúcar e poder adoçante similar, que não estimula a liberação de insulina e, por isso, tem baixo índice glicêmico. Mas ela faz um alerta importante: “Muito cuidado com a quantidade! Mais de 20 g pode causar diarreia”.

Adoçante natural
A melhor opção, segundo a nutricionista, é o doce das frutas. A sugestão da nutricionista e utilizar frutas secas, como tâmaras e passas, para adoçar naturalmente sucos e shakes. “Temos que desacostumar nosso paladar e penar por um tempo até novamente o doce natural das frutas nos satisfazer. Esse exercício é importante, basta criar o hábito”, diz.

Fonte: It Todas

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido