Ser líder de mercado ou triplicar o faturamento da sua empresa soam como metas impossíveis? Para Mark Murphy, autor do best seller “Metas que desafiam: a ciência dos feitos extraordinários”, é exatamente neste tipo de meta – muito ambiciosa – que mora o segredo do sucesso. Segundo o autor, é preciso estabelecer metas que ponham à prova os limites da sua capacidade.
Mas até que ponto o desejo por grandes feitos é saudável? Ou ainda, o indivíduo que anseia por objetivos muito ambiciosos está mais propenso à frustração? A psicóloga Aline Cataldi explica: “O cérebro funciona através de imagens. Imaginar nossas metas concretizadas é importante para o sucesso. Mas o risco de frustração não deve ser esquecido. Quanto maior a expectativa, maior a frustração. Caso o objetivo não seja alcançado é preciso continuar lutando: persistência, foco e disciplina são características das pessoas de sucesso”.
Portanto, mesmo que os nossos sonhos não saiam como o planejado, as metas são de extrema importância no caminho do sucesso. Em seu livro, Murphy dá dicas práticas para conquistar feitos extraordinários em quatro passos, veja na lista abaixo.
O quanto você quer?
Metas sinceras: é preciso demonstrar um desejo real, o que Murphy define como “necessidade existencial e significado de que é impossível livrar-se deste desejo”.
Entusiasmo
Metas animadas: o autor ilustra este passo com o processo de criação do iPad, da Mac. “Steve Jobs não escreveu um número numa planilha e disse: ‘657 mil iPads vendidos, esta é a minha meta’. Ele viu um filme na cabeça mostrando as pessoas folheando jornais, lendo livros, assistindo a filmes; tudo com o seu maravilhoso tablet. Ele viu como seria o dispositivo e a reação emocional que as pessoas teriam quando experimentassem o iPad”.
Intensidade e determinação
Metas necessárias: Murphy compara a necessidade da meta com a sobrevivência: “Há rumores de que Steve Jobs trabalhava no iPad enquanto se recuperava de um transplante de fígado. O desejo de atingir as metas precisa ser muito intenso – sua sobrevivência depende de atingir estas metas”.
Feitos extraordinários
Metas difíceis: Segundo o autor, para conquistar feitos extraordinários é preciso definir metas difíceis, sair da zona de conforto ou da pouca ambição, a fim de deslumbrar grandes mudanças. “Quando você está emocionalmente ligado a sua meta, quando pode vê-la e senti-la, quando a sua meta parece ser necessária à sua sobrevivência e quando ela testa os seus limites, seu cérebro está vivo – os neurônios literalmente iluminados de entusiasmo”, explica.
Fonte: GNT
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]