Se você se pega sonhando acordado com frequência enquanto lava pratos, limpa a casa ou realiza qualquer outra tarefa comum do dia a dia, provavelmente tem uma memória de trabalho (permite ao cérebro pensamentos simultâneos) boa. Deixar a mente vagar sem esquecer a tarefa à mão foi considerado como um verdadeiro treino, segundo uma pesquisa divulgada pelo site Fox News. Os cientistas avaliaram pessoas entre 18 e 65 anos da comunidade da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Os participantes executaram atividades simples, como apertar um botão cada vez que respiravam ou clicar em resposta quando uma carta aparecia na tela do computador. A equipe perguntou periodicamente se estavam focados ou pensando em outras coisas.
No fim, os voluntários precisaram se lembrar de letras enquanto realizavam equações matemáticas para testar a memória de trabalho. Embora todos tenham conquistados desempenhos satisfatórios, os que deixaram a mente vagar apresentaram maior pontuação.
“O que o estudo sugere é que, quando as circunstâncias para a tarefa não eram muito difíceis, as pessoas que têm recursos adicionais de memória de trabalho pensam em outras coisas além do que estão fazendo (sem prejuízos para a tarefa)”, disse o pesquisador Jonathan Smallwood.
Sonhar acordado também já foi associado à maior criatividade. Também é provável que os mais inteligentes tenham altos níveis de memória de trabalho.
Fonte: Terra
O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]