Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
  • Referenciado DI 0,59%
  • MIX 0 0,70%
  • MIX I 0,70%
  • MIX II 0,72%
  • MIX III 0,75%
  • MIX IV 0,77%
  • MIX V 0,79%
  • Referenciado DI 0,59%
  • MIX 0 0,70%
  • MIX I 0,70%
  • MIX II 0,72%
  • MIX III 0,75%
  • MIX IV 0,77%
  • MIX V 0,79%
Tempo de leitura: 2
04/09/2014

Alongamentos na terceira idade

Já reparou como os bebês têm uma incrível capacidade de mover o corpo todo, sem esforço algum, a ponto de colocar o pezinho na boca e ainda sorrir deliciosamente de sua travessura? Saiba que o segredo dos pequeninos pode estar no bom hábito de esticar o corpo todo, de um jeito preguiçoso, lento e delicado, todos os dias, ao acordar de um sono pesado ou mesmo de uma soneca rápida. Todos nós fazemos isso na infância, mas, na correria da vida adulta, infelizmente, nos desfazemos deste e de outros comportamentos que nos permitiriam sentir muito menos os efeitos do tempo.

“Acostumamo-nos a pular da cama correndo, sempre atrasados para os primeiros compromissos do dia. Porém, é fundamental alongar o corpo, com um espreguiçamento completo, pela manhã, antes de dormir, antes e depois de qualquer atividade física e sempre que ficarmos mais de 30 minutos na mesma posição. Esse cuidado básico ajuda a prevenir dores no pescoço, nas costas, além de muitos outros desconfortos”, garante o educador físico Estélio Dantas, pós-doutorado em Psicofisiologia e em Fisiologia, presidente da Rede Euro- Americana de Motricidade Humana e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

No entanto, para quem já castigou o corpo com anos de vida sedentária, má postura e outros quetais, uma sequência estruturada de exercícios de alongamento, que possa ser praticada diariamente, pode ser a melhor saída para readquirir a amplitude de movimentos. E, com ela, muito mais qualidade de vida. “A redução da capacidade de se movimentar, que vem da perda de flexibilidade, resulta em uma contração dos tendões, dos músculos e dos outros tecidos circundantes. Isso justifica em parte as quedas e suas graves consequências na fase senil. Além disso, como o uso faz a função, quanto menos solicitamos das nossas articulações, menos elas respondem. O resultado é o aumento da dificuldade para andar, subir escadas, levantar-se de uma cadeira ou de uma cama, ou seja, de realizar as atividades que fazem parte da vida diária”, alerta o educador físico Rodrigo Vale, doutor em ciências da saúde e mestre em ciências da motricidade humana.

Exercícios sob medida

Então, para combater a rigidez articular, nada melhor do que realizar uma sequência de exercícios de alongamento especialmente desenvolvida para quem tem mais de 60 anos. O melhor horário para a prática é você quem decide. “Pela manhã, todo corpo está mais rígido, pois estivemos em repouso por várias horas seguidas. No decorrer do dia, ele vai se soltando. No entanto, qualquer hora é hora de se exercitar, desde que a pessoa esteja se sentindo bem”, explica a fisioterapeuta Anna Raquel Silveira Gomes, professora da Universidade Federal do Paraná.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

PREVIG realiza webinar sobre a nova modalidade Renda Fixa LP Inflação

Quer saber mais sobre a nova modalidade de investimentos Renda Fixa LP Inflação? Confira o material informativo e participe dos nossos webinars! Realizaremos dois encontros online em dias diferentes para apresentar as características do novo perfil e esclarecer dúvidas. Escolha o melhor horário para você: WEBINAR 01 Data: 15/04 Horário: 14:00 Clique aqui e se inscreva! […]

Ver mais

Release PREVIG 2024

O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais
Acesso rápido