Para a maioria das pessoas que vão se aposentar pelo INSS é hora de refazer as contas. Cada vez que o brasileiro descobre que está vivendo mais, o fator previdenciário muda. Agora, para receber a mesma aposentadoria, o segurado terá que trabalhar um pouco mais. Isso já está valendo desde o dia 1º de dezembro.
A Previdência explica que viver mais significa receber o benefício por mais tempo. “Essa é uma medida de equilíbrio do sistema. As pessoas estão vivendo mais, isso é uma coisa positiva, mas é preciso ter o financiamento para poder sustentar os benefícios que as pessoas receberão”, explica Benedito Brunca, secretário de Políticas da Previdência.
Por exemplo, um homem com 60 anos e 42 anos de contribuição que resolvesse pedir a aposentadoria pelo fator previdenciário antes da correção, receberia o benefício integral. Agora, vai precisar trabalhar mais 108 dias para ter direito ao mesmo valor.
Para calcular sua aposentadoria, já com a mudança no fator previdenciário, CLIQUE AQUI e acesse a tabela, no fim da página. As mulheres devem acrescentar cinco anos ao tempo de contribuição ao fazer a consulta à tabela.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]