Mas, no decorrer dos anos, a água foi uma aliada no tratamento de um problema na coluna. “Um dia fui abaixar para pegar algo no chão e travei”, relembra. “O médico me orientou a continuar os exercícios na água, foi então que comecei também a nadar. Fui melhorando. Na natação, ao bater a perna, fortaleço a lombar, e o com os movimentos dos braços, a cervical”, explica. A rotina na piscina era uma forma de relaxar e suavizar a dor. “às vezes acordava com desconforto, mas ao fazer a aula, passava. Nunca precisei nem tomar remédio para a coluna, sendo que muitas vezes o problema que tenho só é resolvido com cirurgia”, diz.
O caso da Marília é só mais um entre os depoimentos de pacientes que caíram na piscina para evitar doenças. “Essas atividades aquáticas sempre trazem benefícios, sejam eles físicos, psicológicos, sejam sociais. Dentre as melhorias para o organismo, colaboram com os sistemas cardiorrespiratório e vascular, reduzem o peso e aumentam o tônus muscular”, explica Débora Della Coletta, educadora física (PR). O ortopedista Moisés Cohen, do Instituto Cohen (SP), ressalta ainda que a boa prática traz equilíbrio e fortalecimento do corpo como um todo.
Pratique sem medo
“A água é para todos, desde que os exercícios sejam feitos dentro da faixa etária indicada para a modalidade”, diz Débora. A natação é aconselhada a partir dos 6 meses de idade. Já a hidroginástica, popular entre a terceira idade, devido ao baixo impacto, pode ser praticada a partir dos 14 anos. “Ela fortalece, melhora a circulação sanguínea, tonifica músculos e articulações, aprimora o sistema cardiorrespiratório, sem falar no efeito massageador da água, que proporciona o bem-estar dos praticantes”, diz. Cohen acrescenta que “os hipertensos também podem ter benefícios com a hidroginástica, pois faz baixar a frequência cardíaca e a pressão arterial”.
Quanto ao risco de lesões, na água, o índice é menor. “Mesmo assim o praticante deve ser acompanhado por um profissional, ter exame dermatológico em dia e autorização médica, pois as atividades podem ser de alta intensidade”, pontua a preparadora.
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]