Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
  • Referenciado DI 0,43%
  • MIX 0 0,59%
  • MIX I 0,71%
  • MIX II 1,14%
  • MIX III 1,58%
  • MIX IV 2,02%
  • MIX V 2,46%
  • Referenciado DI 0,43%
  • MIX 0 0,59%
  • MIX I 0,71%
  • MIX II 1,14%
  • MIX III 1,58%
  • MIX IV 2,02%
  • MIX V 2,46%
Tempo de leitura: 2
12/10/2015

Entenda o que é Renda Fixa

O nome Renda Fixa às vezes confunde um pouco as pessoas. Dá-se o nome de Renda Fixa à ampla variedade de títulos emitidos tanto por empresas como pelo Governo brasileiro com diferentes características. Para que o conceito fique mais claro colocamos abaixo os principais conceitos sobre Renda Fixa no Brasil.

Quando uma empresa ou o Governo tem necessidade de captar recursos eles emitem títulos com determinadas características para tentar atrair investidores a comprar e, assim, se financiar.

No caso do Governo brasileiro quem faz a emissão é o Tesouro Nacional e dá-se o nome de títulos públicos. No caso de empresas dá-se o nome de títulos privados. Os títulos possuem algumas características como: valor unitário, prazo de vencimento, indexador, taxa de juros, etc. Quem compra adquire o direito de receber o que está “gravado” no título e quem emite tem o dever de pagar conforme estipulado. O que define a taxa de juros é o risco percebido pelos investidores em relação ao devedor, ou seja, o risco de inadimplência. Quanto maior o risco, maior a taxa de juros.

Outro ponto bem importante para entender o universo da Renda Fixa são os indexadores dos títulos. Resumidamente, eles podem ser pós-fixados (indexados à taxa básica da economia – Selic), pré-fixados ou indexados à inflação.

Os títulos de renda fixa são avaliados diariamente, conforme a percepção dos investidores muda em relação ao emitente. É por isso que a taxa de juros em que são negociados os títulos altera constantemente, afetando negativamente aqueles investidores que compraram com uma taxa de juros mais baixa do que aquela negociada no dia e beneficiando os investidores que se anteciparam à melhora nas avaliações e compraram os títulos com uma taxa mais alta que a negociada.

Essa flutuação nas taxas dos títulos ocasionando perdas e ganhos é conhecida como marcação a mercado, ou seja, é a diferença entre a taxa que o investidor comprou o título para a taxa de mercado do dia. No caso do investidor que comprou esses títulos e não vendeu, essa perda e ganho de marcação é puramente contábil, pois, caso não haja venda, a taxa com que foi comprado o título é a taxa válida até o vencimento.

A PREVIG adota uma gestão ativa em renda fixa combinando títulos públicos, títulos privados e indexadores. A gestão ativa ao contrário da gestão passiva (indexada à taxa básica da economia – Selic) no curto prazo pode levar a eventuais rentabilidades abaixo dos principais índices. Porém, no longo prazo, a gestão da PREVIG ativa agrega valor com rentabilidades superiores à taxa básica (Selic/CDI), demonstrando a importância do foco no longo prazo que um fundo de pensão deve ter.

O que achou da matéria?

13

4.3
(13)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Release PREVIG 2024

O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais
Acesso rápido