Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
  • Referenciado DI 0,59%
  • MIX 0 0,70%
  • MIX I 0,70%
  • MIX II 0,72%
  • MIX III 0,75%
  • MIX IV 0,77%
  • MIX V 0,79%
Tempo de leitura: 2
07/04/2016

​Por Onde Anda – O prazer de viver

Por Onde Anda – Artigo publicado no Informativo PREVIG 37, em 2012

Cansado da correria do dia a dia, Ricardo está aproveitando a aposentadoria para investir na qualidade de vida e na produtividade pessoal
Natural de Caxias do Sul, Ricardo Rocha Noro, 57 anos, divide o seu tempo livre entre Porto Alegre (RS) e Garopaba (SC). Aposentado desde 2010, o gaúcho trabalhou 23 anos na Eletrosul (atual Tractebel), na Usina Termoelétrica de Charqueadas (UTCH). Além disso, foi responsável pela manutenção da Estação de Alegrete por dois anos e coordenou o projeto de construção do dessulfurizador da UTCH. “Esse momento foi muito importante na minha carreira, pois tive visibilidade e reconhecimento do trabalho realizado. Participei desde a elaboração das especificações técnicas do projeto, até a conclusão da montagem”, comenta.

Casado com Margarete Noro e pai de dois filhos, Ricardo conseguiu planejar sua aposentadoria. “Eu já estava preparado, mas mesmo assim participei de dois cursos oferecidos pela empresa. Queria sair do produtivo profissional para o produtivo pessoal e no momento é o que estou fazendo”, afirma. Quando questionado sobre o futuro a resposta é direta: “Nos próximos anos me vejo seguindo a mesma rotina, só que viajando mais”. Com o fim da vida laboral, ele resolveu investir no bem estar da família. “Minha esposa e eu nunca estabelecemos uma programação rígida ao planejar uma saída. Normalmente sabemos o que queremos conhecer, então colocamos uma barraca na caminhonete e seguimos viagem”, diz. No mês de agosto o casal já tem um passeio planejado para o nordeste brasileiro.

Além de viajar, o aposentado também gosta de pescar e fazer peças de madeira. No porão da sua casa em Garopaba ele montou um pequeno espaço para a produção de suportes para bananas e secador para peixes. “Não gosto de pescar sozinho, vou com um amigo e pegamos alguns peixes só para comer no dia seguinte. Para preencher meu tempo faço atividades para o meu lazer e não pensando em retorno financeiro”, comenta. Para completar o quadro de atividades do aposentado, Ricardo ainda pratica caminhada e aulas de alongamento duas vezes por semana.

A importância da Previdência Complementar
“A Previdência Complementar representa uma estabilidade e dá suporte fundamental para o aposentado. Se não fosse a complementação, não conseguiríamos estruturar a vida como gostamos”.

Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

PREVIG realiza webinar sobre a nova modalidade Renda Fixa LP Inflação

Quer saber mais sobre a nova modalidade de investimentos Renda Fixa LP Inflação? Confira o material informativo e participe dos nossos webinars! Realizaremos dois encontros online em dias diferentes para apresentar as características do novo perfil e esclarecer dúvidas. Escolha o melhor horário para você: WEBINAR 01 Data: 15/04 Horário: 14:00 Clique aqui e se inscreva! […]

Ver mais

Release PREVIG 2024

O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais
Acesso rápido