Por Onde Anda – Artigo publicado no Informativo PREVIG 37, em 2012
Casado com Margarete Noro e pai de dois filhos, Ricardo conseguiu planejar sua aposentadoria. “Eu já estava preparado, mas mesmo assim participei de dois cursos oferecidos pela empresa. Queria sair do produtivo profissional para o produtivo pessoal e no momento é o que estou fazendo”, afirma. Quando questionado sobre o futuro a resposta é direta: “Nos próximos anos me vejo seguindo a mesma rotina, só que viajando mais”. Com o fim da vida laboral, ele resolveu investir no bem estar da família. “Minha esposa e eu nunca estabelecemos uma programação rígida ao planejar uma saída. Normalmente sabemos o que queremos conhecer, então colocamos uma barraca na caminhonete e seguimos viagem”, diz. No mês de agosto o casal já tem um passeio planejado para o nordeste brasileiro.
Além de viajar, o aposentado também gosta de pescar e fazer peças de madeira. No porão da sua casa em Garopaba ele montou um pequeno espaço para a produção de suportes para bananas e secador para peixes. “Não gosto de pescar sozinho, vou com um amigo e pegamos alguns peixes só para comer no dia seguinte. Para preencher meu tempo faço atividades para o meu lazer e não pensando em retorno financeiro”, comenta. Para completar o quadro de atividades do aposentado, Ricardo ainda pratica caminhada e aulas de alongamento duas vezes por semana.
A importância da Previdência Complementar
“A Previdência Complementar representa uma estabilidade e dá suporte fundamental para o aposentado. Se não fosse a complementação, não conseguiríamos estruturar a vida como gostamos”.
Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]