Mercado Financeiro em 2015
O ano de 2015 foi marcado inicialmente por esperança em relação à nova equipe econômica e a possibilidade de implementação de reformas estruturais necessárias. Porém, conforme os meses foram passando e os agentes econômicos (empresários, famílias e investidores) foram percebendo que as reformas e as metas para o ano não seriam cumpridas, a confiança foi se deteriorando e os ativos (bolsa, câmbio, juros) foram sendo precificados negativamente. E assim terminou o ano, com bastante pessimismo, com juros (Selic) em 14,25%, câmbio (BRL/USD) valorizou 47% no ano, fechando em 3,91 e bolsa de valores (Ibovespa) terminou o ano com 43.349 pontos com queda de 13% no ano.
Investimentos PREVIG 2015 (Plano PrevFlex)
Apesar do cenário adverso de 2015 conseguimos, com uma estratégia mais defensiva, agregar valor ao patrimônio da PREVIG. Confira os comentários da área de investimentos sobre os segmentos e seus resultados:
Perspectiva para 2016
Noâmbito internacional a continuação da recuperação da economia americana será o grande motor de crescimento mundial, com elevação gradual dos juros e fortalecimento do dólar. A Zona do Euro começa a mostrar sinais mais consistentes de recuperação. Na China a expectativa é pela continuidade da estratégia de substituição da base de crescimento via investimentos por consumo interno, o que pode causar certa volatilidade aos mercados. No cenário doméstico o ano inicia com muito pessimismo pelos mesmos fatores de 2015 e com o agravante do cenário externo mais complexo. A projeção de PIB (Focus BC) para 2016 aponta em -3% e inflação IPCA de 6,93% ainda acima da meta do BC (6,50%).
Mensagem Gestão
Estamos atentos a todo esse cenário desafiador e otimista em relação à gestão da carteira, conseguindo defender bem todo portfólio com investimentos de curto prazo e capturando oportunidades de longo prazo quando se apresentam. Nesses momentos de extrema volatilidade que investidores atentos de longo prazo podem sair beneficiados.
Confira o significado dos termos:
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]