08/02/2019 Como incentivar seu filho a sonhar e realizar
Toda pessoa precisa sonhar com o futuro e, mais do que isso, pensar em formas de realizar esses sonhos. Mas o que isso tem a ver com autoestima dos filhos? “Esse é um parâmetro para ver se seu filho tem confiança e segurança em si mesmo”, explica a psicanalista Joana de Vilhena Novaes, pós-doutora em Psicologia Social (UERJ) e coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS) da PUC-RJ.
Se ele não consegue se visualizar no futuro ou não acredita que possa realizar seus sonhos, provavelmente está se sentindo incompetente por algum motivo, e é importante que o pai esteja mais disponível para oferecer formas de ajudar, mesmo que seja apenas seu apoio. “Os pais têm que estimular desde pequenas as crianças a terem autoestima e fazer com que elas aprendam a planejar o futuro”, considera a psicanalista Priscila Gasparini, da Universidade de São Paulo (USP).
Quer ajudar seu filho, mas não sabe por onde começar? Confira a seguir formas de incentivar a capacidade de sonhar e realizar do seu filho.
Pergunte pelos sonhos dele
Hoje em dia, muitos pais não tem uma relação tão estreita com seus filhos, e por isso acabam não sabendo com o que eles sonham para a vida, nem o que querem no futuro. “O que observamos em consultório é que os pais delegam a função para os professores ou para o terapeuta da criança”, considera a psicanalista. Mas essa conversa é boa não só para aproximar pais e filhos, mas também para que os pais entendam melhor o que as crianças e adolescentes pretendem realizar no futuro e estimulá-lo a ir atrás disso.
Deixe-o arriscar
Impedir a criança de assumir riscos também pode ser prejudicial. “Muitas crianças na verdade acabam temendo uma situação por que os pais passam esse medo para elas”, considera Joana. Um exemplo claro é a mãe ou o pai que tem tanto medo do mar, que não deixa a criança entrar, por mais que a água esteja calma. O risco é importante para que a criança aprenda com seus erros. Mas é claro, vale a pena interferir se a consequência do ato for muito séria.
Estimule-o a recomeçar
A vantagem dos obstáculos e dos fracassos nos projetos é que eles nos ensinam algo para recomeçar, e é importante que os pais mostrem para eles a importância de seguir em frente apesar dos revezes.