O cartão de crédito é considerado por muitos o maior inimigo das finanças pessoais.
No entanto, antes de qualquer julgamento, é interessante termos a consciência de que o cartão nada mais é do que uma ferramenta.
Toda ferramenta, se for mal utilizada, é capaz de provocar grandes estragos. Por outro lado, se for usada com sabedoria, proporciona ao seu usuário diversas vantagens e benefícios.
A seguir, serão apresentadas 5 dicas valiosas para que você faça um uso inteligente do seu cartão de crédito, evitando juros altos e despesas desnecessárias.
1 – Elabore seu planejamento financeiro
é recomendável que você faça seu planejamento financeiro antes de utilizar o cartão de crédito.
Agindo assim, você poderá se programar e saberá quanto pode gastar no cartão de forma a ter dinheiro para pagar o valor total da fatura na data do vencimento.
Além disso, ao fazer seu planejamento financeiro, você evitará andar com o cartão sem necessidade e, consequentemente, deixará de gastar em itens supérfluos.
2 – Limite do cartão deve ser de, no máximo, 50% do seu salário.
Ao utilizar o cartão de crédito, você tem a falsa sensação de que o dinheiro não está saindo da sua conta.
Isso pode ser definido como “a prazerosa ilusão de comprar sem gastar um centavo”.
Entretanto, o problema começa no momento em que a fatura chega à sua residência ou e-mail.
3 – Registre todas as despesas
Você tem que saber e analisar como o seu dinheiro foi gasto. Dessa maneira, é imprescindível que você anote todas as despesas realizadas no cartão de crédito.
é bom fazer uma planilha ou o velho caderninho para realizar o controle financeiro e analisar a qualidade dos seus gastos.
4 – Utilize apenas um cartão
Ter apenas um cartão de crédito facilita bastante nosso planejamento e controle de gastos.
Nesse sentido, o ponto que merece mais destaque é a impulsividade na hora de gastar.
Quem tem mais de um cartão, fica mais propício a exagerar nas compras e acaba gastando mais do que pode.
5 – Jamais pague somente o mínimo
Pagar somente o valor mínimo pode tornar a sua dívida simplesmente impagável
Isso se deve ao fato do cartão ser uma das modalidades mais caras de financiamento, perdendo apenas para as financeiras.
Sendo assim, evite pagar o valor mínimo ou parcelar seu débito.
Fonte: Mobilis
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]