Comece fazendo perguntas para você mesmo. Por exemplo, o que gostaria de fazer durante todos estes anos ativos que ainda não fez? Pode ser uma faculdade, um curso de idiomas, aulas de dança, meditação, pesca, yoga, viajar mais, correr, caminhar, fazer natação, entrar para uma academia de ginástica, golfe, tênis, tocar um instrumento, comprar uma moto e sair pela América Latina ou montar um centro de voluntariado, são inúmeras as opções.
Outra pergunta importante é: Será que terá dinheiro o bastante para usufruir desta nova fase da vida? Se a resposta for não, talvez seja o momento de rever a sua contribuição e investir mais na previdência complementar para alcançar seu objetivo. Aproveite os simuladores disponibilizados na área do Participante do site da PREVIG.
Sobre o local onde morar, muitas vezes a aposentadoria é a oportunidade perfeita para planejar uma mudança para aquela cidade ou país que sempre chamou a sua atenção e fez você se sentir bem. Sair de um grande centro pode te dar a experiência de uma vida mais tranquila, quem sabe até mais segura, sem tanta violência.
A aposentadoria é uma etapa realmente nova, não só na vida da pessoa que está se aposentando, mas também de quem convive proximamente com ela. Em alguns casos, para o cônjuge que nunca trabalhou fora ou que se aposentou antes, ter o marido ou esposa quase que o dia todo dentro de casa pode ser muito estressante e gerar conflitos nunca antes existentes. Há que se encontrar um meio-termo para ambos e isto também deve começar a ser levantado e discutido antes da aposentadoria acontecer. Criar atividades a dois, por exemplo, pode ser uma forma de unir, de vivenciarem junto esta nova fase que pode ser alegre, divertida e estimulante para o casal.
Aprender sempre é umaótima saída, não é porque a vida laboral chegou ao fim que os estudos devem ficar para trás. A aposentadoria é uma grande oportunidade para se dedicar ao estudo de qualquer assunto que pode ter sido adiado tantas vezes por falta de tempo ou por não ser relacionado à área em que atuava. Quem sabe estudar línguas para facilitar nas viagens ou algum tipo de culinária para aproveitar a paixão por cozinhar. O importante é não ficar parado, ou até mesmo ficar, aproveitar um dia curtindo a natureza, andando com calma, veja a vantagem em ter todo o tempo do mundo para fazer as coisas no seu ritmo.
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]