O objetivo principal do treinamento, que aconteceu em Florianópolis/SC, foi habilitar os conselheiros a requererem a certificação junto ao ICSS. Na avaliação do presidente da ASCPrev, José Manoel de Oliveira, esses cursos agregam conhecimento significativo para os dirigentes e para todo o corpo técnico das entidades. “Nosso sistema está cada vez mais dinâmico e complexo e os cursos da UniAbrapp contribuem para que as entidades alcancem maior eficiência técnica e operacional”, afirma.
As aulas realizadas nos quatro módulos abordaram os temas “Governança Corporativa nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar”, “Gestão baseada em riscos, controles internos e auditoria”, “Gestão atuarial”, “Cultura Organizacional, Comunicação e Relacionamento”, “Gestão de Investimentos”, “Análise dos demonstrativos contábeis e parecer do Conselho Fiscal” e “Gestão na Prática”.
Oliveira ressalta o papel dos cursos como fator de fortalecimento da governança do sistema, ao aperfeiçoar a qualificação profissional de todos os que estão envolvidos com a gestão dos fundos de pensão. “A certificação dos conselheiros é um motivador essencial nesses programas . O convênio com o ICSS reuniu aproximadamente 45 conselheiros das entidades da região”, conta.
Representaram a PREVIG no curso: do Conselho Deliberativo, Enio Luis Gonçalves, e do Conselho Fiscal, Helder Walter e Gabriela Kowalski Oliveira de Mattos.
Entidades de Previdência Complementar que integram a ASCPrev: BRF Previdência, CASANPREV, CELOS, DATUSPREV, ELOS, Fumpresc, FUSESC, OABPrev-SC, PREVUNISUL, PREVIG, PREVISC, Quanta Previdência, WEG Seguridade Social.
Confira as fotos dos eventos: http://www.ascprev.com.br/index.php?cmd=eventos
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]