Guardar dinheiro é algo difícil no atual momento para a maioria dos brasileiros. Afinal, a crise econômica e o desemprego encurtaram consideravelmente a renda da população, que agora tem de se desdobrar para honrar com os pagamentos e não cair na inadimplência.
é muito comum encontrar pessoas ou famílias inteiras que não conseguem guardar dinheiro para o futuro, para as emergências ou para realizar um sonho. A falta de educação financeira pode ser a explicação para isso.
Afinal, não importa o quanto você ganha, fazer sobrar dinheiro para poupar depende de disciplina. Depende ainda de assumir uma posição preocupada com o futuro financeiro, sem deixar de lado a qualidade de vida presente.
Um passo importante para começar a guardar dinheiro é saber quais atitudes você precisa tomar para que isso comece a ser realizado. Você possui dívidas? Tem algum dinheiro na poupança? Quanto você recebe por mês e quanto gasta? Qual seu salário fixo e outras fontes de renda? Pensar nisso vai ajudar a traçar o seu perfil. A partir dele será possível fazer um plano de ação, tanto para acabar com dívidas quanto para poupar e investir.
Um bom orçamento familiar é o primeiro passo no processo da educação financeira. Confira um passo a passo bem simples para que você consiga guardar dinheiro. E você pode utilizar esse passo a passo para guiá-lo na organização do dinheiro da família.
– Agrupe ganhos e custos;
– Negocie suas dívidas e não crie novas;
– Minimize gastos e aumente os ganhos;
– Defina objetivos a curto, médio e longo prazo;
– Invista o dinheiro conforme os seus planos.
Não há como alcançar determinados objetivos sem uma consciência de poupador. Você precisa desenvolver essa característica e criar o hábito de reservar um percentual de tudo o que você ganha com o objetivo de realizar investimentos.
Fonte: Finance One
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]