O quadril é uma articulação que possui mobilidade variada, sendo comprometida ao ficar imóvel por muito tempo. Na posição sentada, todo o peso da parte superior do corpo se direciona para o quadril, os músculos da coxa e a região abdominal. As más postura e congruência articular desgastam as vértebras, os discos e as articulações dado o aumento dos pontos depressão nesses locais.
Postura sedentária
De acordo com Leonardo Machado, fisioterapeuta (DF), o principal ponto a ser analisado nessa questão não é o ficar sentado: “A ‘postura sedentária’ inviabiliza uma boa circulação corporal de sangue e linfa. Em relação ao aspecto ortopédico, alguns músculos podem vir a ficar tensionados em posição de estiramento e, com isso, as trocas circulatórias são prejudicadas, toxinas se acumulam, fibroses se instalam e as dores se manifestam”.
A perpetuação desses estados de tensão pode favorecer também processos degenerativos articulares, como as artroses. E tem mais… “Ao sentarmos de forma errada por longos períodos (meses e anos), vão ocorrendo alterações posturais, fraqueza muscular, déficit de flexibilidade das estruturas da coluna, quadril, membros inferiores e superiores”, ressalta Emerson Lessa, fisioterapeuta e coordenador do Centro de Reabilitação do Hospital 9 de Julho (SP).
O cotidiano não facilita
“Considerando uma pessoa com uma jornada de trabalho de oito horas sentada, além das horas dentro do carro ou transportes públicos e mais as horas de sono, esse trabalhador vai se tornando mais sujeito à prevalência de doenças causadas pela falta de exercícios”, fala Felipe Monnerat, personal trainer (SP).
Monnerat explica que a posição sentada envolve menor demanda energética que a em pé e, assim, menos trabalho ou musculatura envolvida. Como solucionar? Manter-se ativo em horas vagas, praticar exercícios, atividades de lazer e executar parte das tarefas em pé. Gerseli Angeli, fisioterapeuta (SP), acrescenta que permanecer sentado leva a um menor gasto calórico, dificultando o combate ao sedentarismo. E sugere algumas mudanças de fácil concretização, como ir buscar o cafezinho em vez de pedir a um colega, deixar de lado o interfone e caminhar até a mesa do companheiro para lhe dar algum recado.
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]