Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
04/12/2020

Dicas práticas para quem não consegue poupar

Poupar dinheiro é uma das coisas principais quando pensamos em organizar as finanças, já que qualquer projeto de organização financeira que se preze começa com um plano e uma ação real no sentido de não gastarmos todo o dinheiro que entra, mas destinarmos ao menos parte dele para finalidades maiores, como investimentos, a formação de uma reserva de emergência ou a realização de um sonho.

Só que poupar pode não ser tão fácil assim para muita gente. E tem menos a ver com a quantidade de dinheiro que entra na conta do que com hábitos adquiridos ao longo do tempo. Poupar requer esperar por uma satisfação que não será momentânea, e a psicologia econômica trata muito disso. Como realizar uma mudança real neste sentido?
Confira dicas práticas para ajudá-lo! Vamos lá?

Conheça tudo que entra e sai de sua conta: A primeira dica na verdade é uma premissa. Não dá para poupar sem conhecer a fundo o orçamento. Registre receitas e despesas fixas e também anote as variáveis. Você precisa entender para onde vai o dinheiro!

Poupe antes, não depois: Para poupar, você precisa fazer isso assim que o dinheiro entra na conta. Esqueça aquela coisa de “Vou poupar o que sobrar”, porque a verdade é que nunca sobra! Desta forma, após conhecer seu orçamento em detalhes e saber quanto dá para guardar, já separe esta quantia assim que entrar, tomando essa ação como uma prioridade.

Adquira o hábito de pagar as contas em dia: Pagar as contas em dia requer certa organização, mas vale a pena quando falamos em não gastar dinheiro à toa com o pagamento de juros apenas por conta de esquecimentos frequentes. Se você não consegue se lembrar das datas, registre na agenda, no celular, baixe um aplicativo de organização de tarefas.

Tenha sonhos e metas: Sempre falamos do quão importante é ter sonhos e metas na vida. Sem isso, a gente não tem estímulo para seguir adiante, não é verdade? Portanto, faça uma lista de tudo que gostaria de realizar e crie prazos, mesmo que sejam alguns anos de economia. Você precisa saber que, ao poupar, não estará fazendo isso à toa, mas por objetivos que valerão à pena.

Use o cartão de forma sábia: O cartão de crédito pode ser umótimo aliado se usado de forma inteligente. O que significa isso? Primeiramente, significa que você deve usá-lo com consciência, pois não é porque o dinheiro não está saindo da conta imediatamente que ele não sairá logo mais. Muita gente gasta tanto e à toa no cartão, que quando recebe o salário ele vai inteirinho para pagar sabe-se lá o quê. Também é importante pagar o total da fatura sempre e na data do vencimento, assim você não terá problemas com juros. Aproveite também para ganhar as milhas e negociar a anuidade. Atualmente há muitas opções para que a gente nem precise pagar anuidade.

Converse sobre dinheiro em família: Você já ouviu falar em contágio social financeiro? Pois é, acontece o tempo todo, pois dependendo de quem nos cerca, tendemos a ter hábitos semelhantes, e estes hábitos muitas vezes requerem um gasto maior do que teríamos sozinhos. Se a intenção é poupar, é importante conversar com as pessoas próximas e explicar o porquê de estar fazendo isso e como todos podem colaborar havendo sonhos comuns a serem realizados.

Resista a compras por impulso: Compras por impulso atrapalham enormemente o objetivo de poupar. é uma liquidação aqui, um e-mail marketing ali. Pronto, a quantia que deveria ser destinada a outro objetivo é gasta em alguns minutos com algo sem tanta importância. Se você percebe que costuma agir por impulso frequentemente, procure contar até 10 sempre que algo assim ocorrer. Se estiver chateado e tiver a intenção de melhorar através das compras, troque esse desejo por uma boa caminhada e saia sem cartão de crédito, combinado?

Tenha uma reserva de emergência: Ter uma reserva de emergência é fundamental para a vida. é ela que permitirá que você não tenha que abrir mão de todas as outras coisas e se afundar em dívidas. Portanto, ao menos uma parte do orçamento deve ser destinada desde sempre para esta finalidade.

Ter um plano B: Finalmente, se o dinheiro realmente está curto demais e não dá nem para pensar em poupar, mesmo cortando uma série de gastos, está na hora de avaliar alternativas para fazer a receita crescer. O que você poderia fazer para ganhar um extra? Existe alguma atividade que domine? Poderia dar aulas? Vender algo? Vale até andar com o cachorro do vizinho. Temos a sorte de viver em uma época onde, apesar de todos os problemas, é relativamente fácil oferecer trabalho através das redes sociais e dos tantos grupos que existem por aí. Então, se este for o caso, mãos à obra e foque em aumentar um pouco o dinheiro que entra.

Fonte: Dinheirama

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido